ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 32º

Política

Deputado apresenta projeto de emenda para dar autonomia a UEMS

Leonardo Rocha | 10/07/2013 13:08
Deputado quer aumento no repasse de recursos a UEMS, para que a instituição tenha autonomia (Foto: divulgação)
Deputado quer aumento no repasse de recursos a UEMS, para que a instituição tenha autonomia (Foto: divulgação)

O deputado estadual Felipe Orro (PDT) apresentou hoje na Assembleia uma PEC (Projeto de Emenda Constitucional) que tem o objetivo de dar autonomia a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

De acordo com a proposta, a UEMS deve ter autonomia didático-científica, administrativa e financeira para poder disponibilizar os serviços de qualidade aos estudantes. Para isto, o governo estadual deve aplicar anualmente um percentual de sua receita corrente líquida para manutenção e desenvolvimento da instituição.

Orro alega que diversos estados como Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo já preveem em seus respectivos orçamentos esta autonomia. “Esta mudança permite o desenvolvimento das universidades estaduais, aqui não seria diferente, temos que dar oportunidade aos nossos jovens”, ponderou. O deputado ainda destaca que o orçamento da UEMS está em R$ 140 milhões, porém o governo estadual repassa atualmente R$ 100 milhões. “Para comparação, no Estado o repasse é de 1,3% da receita, enquanto que em São Paulo chega a 9,57%”, justifica.

Como o projeto é uma emenda constitucional, os parlamentares devem decidir se a universidade terá esta autonomia, já que não passa pelo crivo do governo estadual. O deputado Felipe Orro tentou incluir esta alteração na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) porém a emenda foi rejeitada na Casa de Leis.

Nos siga no Google Notícias