A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

26/04/2013 11:38

Deputado Fábio Trad diz que PEC 33 não é saudável para democracia

Luciana Brazil

O deputado federal Fabio Trad (PMDB- MS) se manifestou, na manhã de hoje, contrário a PEC 33, e disse estar preocupado com a tensão entre o Legislativo e o Judiciário. A proposta de emenda à Constituição (PEC), de autoria do deputado Nazareno Fontelles (PT-PI), prevê que o Congresso possa derrubar as decisões do STF (Supremo Tribunal Federal).

O texto prevê que, quando o STF decidir pela inconstitucionalidade de uma emenda à Constituição, o Congresso poderá reavaliar a decisão do tribunal.

A Câmara já aprovou a proposta, que agora segue para o plenário. “Isso não é salutar para a democracia”, alertou Fábio Trad.

De acordo com o texto, se parlamentares discordarem da posição do Supremo, a questão será decidida em plebiscito popular.

A proposta também estabelece que, para o STF declarar a inconstitucionalidade de uma norma, serão necessários os votos de nove dos 11 ministros. Hoje, bastam seis para aprovação.

O presidente do STF, Joaquim Barbosa afirmou nesta quinta-feira (25), por meio da assessoria de imprensa, que a proposta “fragilizará a democracia”, caso seja aprovada. Ele ainda frisou que “o princípio da separação de poderes existe para neutralizar abusos”.

"Tem quase 80 anos a tradição já consolidada de se permitir que o Supremo Tribunal Federal declare a inviabilidade jurídica de uma lei votada pelo Congresso por violação de uma cláusula constitucional. Por que alterar isso agora, em pleno século 21? Essa medida, se aprovada, fragilizará a democracia", ressaltou.

Temer diz que adiamento da reforma da Previdência foi 'ótimo' para ganhar votos
O presidente Michel Temer procurou mostrar otimismo ao falar sobre a reforma da Previdência ao dar posse ao deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) c...
Diretor da PF entrega ao STF relatório de investigação sobre ministros
O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, entregou hoje (15) à ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), um re...
TRE realiza plantão para cadastramento biométrico neste sábado na Capital
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) realiza neste sábado mais um plantão para atender eleitores de Campo Grande que ainda nã...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions