ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Política

Deputado Fábio Trad diz que PEC 33 não é saudável para democracia

Luciana Brazil | 26/04/2013 11:38

O deputado federal Fabio Trad (PMDB- MS) se manifestou, na manhã de hoje, contrário a PEC 33, e disse estar preocupado com a tensão entre o Legislativo e o Judiciário. A proposta de emenda à Constituição (PEC), de autoria do deputado Nazareno Fontelles (PT-PI), prevê que o Congresso possa derrubar as decisões do STF (Supremo Tribunal Federal).

O texto prevê que, quando o STF decidir pela inconstitucionalidade de uma emenda à Constituição, o Congresso poderá reavaliar a decisão do tribunal.

A Câmara já aprovou a proposta, que agora segue para o plenário. “Isso não é salutar para a democracia”, alertou Fábio Trad.

De acordo com o texto, se parlamentares discordarem da posição do Supremo, a questão será decidida em plebiscito popular.

A proposta também estabelece que, para o STF declarar a inconstitucionalidade de uma norma, serão necessários os votos de nove dos 11 ministros. Hoje, bastam seis para aprovação.

O presidente do STF, Joaquim Barbosa afirmou nesta quinta-feira (25), por meio da assessoria de imprensa, que a proposta “fragilizará a democracia”, caso seja aprovada. Ele ainda frisou que “o princípio da separação de poderes existe para neutralizar abusos”.

"Tem quase 80 anos a tradição já consolidada de se permitir que o Supremo Tribunal Federal declare a inviabilidade jurídica de uma lei votada pelo Congresso por violação de uma cláusula constitucional. Por que alterar isso agora, em pleno século 21? Essa medida, se aprovada, fragilizará a democracia", ressaltou.

Nos siga no Google Notícias