ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Política

Deputados aguardam "janela" para trocar de partidos ainda neste ano

Leonardo Rocha | 21/07/2015 11:54
Marquinhos diz que janela seria melhor alternativa para deixar o PMDB (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)
Marquinhos diz que janela seria melhor alternativa para deixar o PMDB (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)
Deputado federal Elizeu Dionísio tem janela como opção para deixar o SD, após não concordar com direção estadual (Foto: Divulgação)
Deputado federal Elizeu Dionísio tem janela como opção para deixar o SD, após não concordar com direção estadual (Foto: Divulgação)

Com a possível abertura da janela partidária, após o término da votação da reforma política, alguns parlamentares que estão insatisfeitos em suas legendas, devem trocar de partido e assim estar em outro grupo político ainda neste ano, sem precisam entrar em uma agremiação nova ou recorrer a Justiça para permanecer com o mandato.

O deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) já declarou que pretende deixar o PMDB, com o objetivo político de ser candidato a prefeito de Campo Grande em 2016. Ele afirma que não tem espaço e sofre rejeição das principais lideranças, por esta razão acredita que a “janela partidária” seria a melhor opção.

“Vamos aguardar a definição da reforma política, prefiro sair pela janela”. Ele explica que não gostaria de “judicializar” sua saída do PMDB, até porque se trata de um processo desgastante, tendo o outro lado a possibilidade de alegar infidelidade partidária. “Já tenho preparado um documento para uma eventual saída com a autorização da Justiça”, ponderou.

O parlamentar reconheceu que já recebeu convites de outras legendas, como Rede, PSD, PTB, PSDB, PSC e PL, mas que até o momento não havia definido que partido poderia ingressar. Os irmão Trad também devem seguir o mesmo caminho, no entanto no caso do ex-prefeito Nelsinho Trad e do ex-deputado federal Fábio Trad, não se precisa da janela, já que não estão com mandato em vigor.

O deputado estadual Beto Pereira (PDT) também não descarta utilizar esta janela, pois sua situação no PDT ficou complicada, após embate com o presidente estadual da legenda, o deputado federal Dagoberto Nogueira. “Seguimos sem entendimento, esta conduta pode ocasionar a minha saída”, disse ele.

O conflito começou quando Dagoberto retirou nomes do diretório do partido, antes da eleição, o que fez com Beto Pereira e Felipe Orro (PDT) articulassem uma chapa de oposição, tendo João Leite Schimidt como candidato a presidência, no entanto após este desistir, Dagoberto foi eleito, mas as trocas de acusações continuaram, sem um acordo de paz.

O deputado federal Elizeu Dionísio (SD) também colocou esta opção na mesa, já que vai deixar o seu partido por não concordar com as ações da atual direção estadual. Ele alega “boicote” em eventos, reuniões e decisões do diretório regional e diz que os próprios dirigentes não tem interesse em sua permanência.

“Vou decidir se utilizo a janela partidária, caso seja aberta, também já tenho base legal para sair e provar que não houve infidelidade, eles querem apenas uma representação e fundo partidário, não vou concordar com isto”. Elizeu também adiantou que já recebeu convites para mudança, mas que ainda não decidiu para que partido migrar.

Janela – A Câmara dos Deputados aprovou a criação da janela partidária, em votação no último dia 17 de junho, a proposta agora seguiu para o Senado Federal. Ela vai ficar aberta por 30 dias, após promulgação da emenda, tendo como objetivo permitir a realocação das forças políticas após eventuais alterações da reforma, apesar de até o momento não existir grandes mudanças no sistema eleitoral.

Para aqueles que pretendem se candidatar no ano que vem, esta mudança (partido) deve ocorrer um ano antes da eleição. O deputado Dagoberto Nogueira avalia que esta abertura de janela favorece o governo federal, pois a tendência é fortalecer partidos da base aliada no Congresso Nacional. 

Nos siga no Google Notícias