ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Deputados realizam nesta semana audiência sobre duplicação da BR-163

Leonardo Rocha | 04/05/2014 09:19
Deputados irão esclarecer dúvidas sobre duplicação da BR-163 nesta semana (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)
Deputados irão esclarecer dúvidas sobre duplicação da BR-163 nesta semana (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)

Os deputados estaduais irão realizar nesta semana audiência pública sobre os impactos econômicos e sociais da duplicação da BR-163, em Mato Grosso do Sul. O evento proposto pelo deputado Junior Mochi (PMDB), tem como objetivo esclarecer as dúvidas dos municípios a respeito das regras e da distribuição de tributos para as prefeituras.

A audiência marcada para o dia 7 de maio, a partir das 13h30, no plenário da Casa de Leis, terá a participação de empresários, prefeitos e representantes da empresa CCR MS Via, que irá gerenciar este trecho durante 30 anos.

Uma das dúvidas dos prefeitos é sobre o repasse e distribuição do ISS (Imposto sobre serviços de qualquer natureza), que segundo dados repassados pela própria empresa, terá uma arrecadação, em 30 anos, de R$ 5 bilhões, sendo R$ 1 bilhão apenas aos municípios em que a BR-163 cruza no Estado.

Outra questão a ser debatida é sobre as licenças ambientais para as obras, já que alguns trechos possuem reservas (florestais), além de também existir reservas indígenas durante o percurso. “São temas que precisam ser discutidos com a empresa, até para sabermos o que está sendo planejado”, ponderou Mochi.

Uma preocupação do legislativo estadual também se concentra sobre a situação de comerciantes que trabalham na faixa da rodovia  e tem esta atividade comercial sua forma de sobrevivência.

“Não sabemos quem autorizou ou se estão irregulares, a realidade é que muitos dependem destes comércios, iremos saber da empresa o que será feito”.

O deputado Onevan de Matos (PSDB) ponderou que a Assembleia não tem nenhum conhecimento sobre o planejamento da obra, assim como prazos e regras que serão seguidos durante este tempo de concessão.

“Será uma oportunidade para conhecermos o projeto, como deputados precisamos ter acesso a estas informações para repassar aos municípios e população do Estado”.

Nos siga no Google Notícias