ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Política

Eduardo Leite defende diversidade para solucionar problemas do Brasil

Governador gaúcho destacou que o Poder Público precisa intervir na economia para combater desigualdade

Adriel Mattos | 10/09/2021 22:10
Chefe do Executivo estadual gaúcho esteve em Mato Grosso do Sul, em busca de votos para ser candidato do PSDB à Presidência. (Foto: Kísie Ainoã)
Chefe do Executivo estadual gaúcho esteve em Mato Grosso do Sul, em busca de votos para ser candidato do PSDB à Presidência. (Foto: Kísie Ainoã)

Em visita a Mato Grosso do Sul como pré-candidato do PSDB à Presidência da República, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, defendeu a diversidade como forma de construir soluções para os desafios e problemas do Brasil. Leite se reuniu com a cúpula tucana sul-mato-grossense nesta sexta-feira (10).

“A diversidade da nossa população é um ativo. Temos tantas raças, tantos credos, tudo isso nos torna mais fortes e criativos. E as empresas já estão percebendo isso. Se você pega um grupo de homens brancos de meia-idade analisando um problema, a solução vai ser só sob um ponto de vista. Mas se você reúne homens, mulheres, negros, público LGBT+, pessoas com deficiência, a experiência de vida de cada um faz com que olhem o problema de vários ângulos e, consequentemente, teremos uma solução mais criativa”, ponderou, em entrevista exclusiva ao Campo Grande News.

Leite afirmou ainda que o País precisa superar a polarização e iniciar um novo capítulo. “A missão do [presidente da República, Jair] Bolsonaro era impedir a volta do PT. A missão do [ex-presidente Luiz Inácio] Lula [da Silva] era apontar um caminho. Mas ele já foi candidato várias vezes, o que pode vir de novo agora?”, questiona.

Mesmo o PSDB tendo ocupado a Presidência, com Fernando Henrique Cardoso entre 1995 e 2002, o governador ressalta a marca reformista do PSDB. “Na reforma da Previdência, o PSDB esteve lá com o relator. O Marco [Legal] do Saneamento teve a liderança do PSDB. As principais reformas do País tiveram a digital do PSDB”, cita.

Governador diz que Lula e Bolsonaro deram suas contribuições, mas País precisa começar novo capítulo. (Foto: Kísie Ainoã)
Governador diz que Lula e Bolsonaro deram suas contribuições, mas País precisa começar novo capítulo. (Foto: Kísie Ainoã)

Para reforçar o exemplo, Leite citou a reforma previdenciária que realizou em seu estado. “Eu faço um governo reformista. Fizemos a reforma das carreiras [públicas], reforma administrativa e fomos o único estado que ousou fazer a reforma da previdência dos militares, com a mesma profundidade do plano de carreira dos civis. Fizemos as reformas com diálogo, com serenidade, mas fazendo enfrentamento nos argumentos. Temos competência para tocar, inclusive, a reforma tributária, onde fizemos no Rio Grande do Sul, dentro da competência que temos”, justificou.

Desigualdade e moralismo - O tucano defendeu o papel do Estado na economia, principalmente, no combate à desigualdade. “Em um país com uma imensa desigualdade como o Brasil, não tem espaço para que o mercado [financeiro] resolva tudo. O governo tem um papel fundamental no combate à desigualdade e geração de oportunidades. De um lado, gerar oportunidades a partir da educação, e o Estado precisa estender a mão com políticas públicas de transferência de renda, bem focalizada e suporte às famílias mais pobres”, avaliou.

Questionado sobre o enfoque em questões morais e religiosas no debate público, Leite voltou a lamentar a polarização. “Se desperdiça muito tempo enfrentando uns aos outros e não é exclusividade do Brasil. No mundo, vemos a questão da imigração, que tiraria empregos, isso se falou nos Estados Unidos e na Europa, mas a solução passa pela qualificação. Aqui no Brasil, os culpados são de dentro. Então cria-se uma cortina de fumaça e agora o que mais mobiliza é o inimigo em comum”, ressaltou.

Ele completa lembrando que o debate já está carregado. “Não é fácil combater isso. A gente vê pelas redes sociais que as pessoas nem querem ouvir. Mas eu estou convencido de que parte da população quer moderação e que precisamos atacar os problemas reais”, conclui.

Nos siga no Google Notícias