ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Política

Em Costa Rica, pesquisa aponta vitória de Waldeli com 54%

Fabiano Arruda | 20/08/2012 06:58
Ex-prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos lidera pesquisas de intenção de voto. (Foto: Costa Rica em Foco)
Ex-prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos lidera pesquisas de intenção de voto. (Foto: Costa Rica em Foco)

No município de Costa Rica, a cerca de 300 quilômetros de Campo Grande, a expectativa pela vitória do ex-prefeito Waldeli dos Santos (PR) é de 54,4% contra 19,5% do atual prefeito, Jesus Baird (PMDB), segundo números divulgados pelo Ipems (Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul).

Na espontânea, quando o instituto pergunta aos eleitores qual a preferência na disputa, o republicano atinge 40,8%. Não souberam ou não responderam somam 36,8%, enquanto o candidato que tenta a reeleição tem 22,4%.

Na estimulada, quando são simulados nomes para a corrida eleitoral, Waldeli chega a 50,8%, enquanto Baird aparece com 30,4%. Indecisos, brancos e nulos somam 18,8%.

A pesquisa também elencou atributos que fariam a população de Costa Rica votar nos candidatos. No quesito “bom administrador, bom prefeito, bom candidato”, o mais citado, Waldeli chega a 53,08% contra 29,49% de Baird.

O segundo item mais citado, entre 18 relacionados, é pelo trabalho desenvolvido como prefeito na cidade. A pesquisa classificou o quesito como "fez muitas coisas" e o candidato do PR aparece com 14,6%, enquanto o do PMDB tem 2,56% dos entrevistados.

A disputa para prefeito em Costa Rica ainda conta com o candidato Índio, do PSOL. Ele não é citado pelos eleitores tanto na espontânea, quanto na estimulada.

A pesquisa do Ipems foi realizada no dia 14 deste mês e ouviu 250 pessoas. A margem de erro é de 6,2% para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado com o número 00077/2012 no TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Nos siga no Google Notícias