A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

20/05/2011 08:28

Ex-prefeito de Corumbá e ex-diretor da Sanesul são presos em Campinas

Fabiano Arruda

Mandado de prisão também foi expedido contra Francisco de Lagos, ex-secretário de Cultura em MS

Ricardo Cândia foi um entre os 20 presos na operação em Campinas. (Foto: Reprodução)Ricardo Cândia foi um entre os 20 presos na operação em Campinas. (Foto: Reprodução)
Lagos foi secretário de Cultura em Campo Grande e é tido como foragido. (Foto: Divulgação)Lagos foi secretário de Cultura em Campo Grande e é tido como foragido. (Foto: Divulgação)

A Corregedoria da Polícia Civil e promotores públicos iniciaram na madrugada desta sexta-feira uma operação em São Paulo para cumprir 20 mandados de prisão nas cidades de Campinas, Jundiaí, Vinhedo e Jaguariúna.

As investigações são sobre fraudes em contratos públicos, incluindo a Sanasa (Empresa de Saneamento de Campinas).

Entre os presos estão Ricardo Chimirri Candia, ex-prefeito de Corumbá e ex-diretor de Planejamento e Urbanismo de Campinas, além do ex-diretor da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Aurélio Cance Júnior, que era diretor técnico da Sanasa.

Francisco de Lagos, que foi secretário de Cultura em Campo Grande, na prefeitura de Lúdio Coelho e também foi presidente da Fundesporte no governo Pedro Pedrossian, e exercia o cargo de secretário de Comunicação em Campinas, é tido como foragido.

Além deles, a operação expediu mandados de prisão contra o vice-prefeito, Demétrio Vilagra, o secretário municipal de Segurança, Carlos Henrique Pinto, empresários e diretores da Sanasa.

O caso - As suspeitas sobre as fraudes foram reveladas em setembro de 2010 após operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), que prendeu uma quadrilha que fraudava contratos em diversas prefeituras, como Indaiatuba, Hortolândia e Campinas. O esquema teria gerado prejuízo de R$ 615 milhões aos cofres públicos dos municípios.

As investigações mais recentes do caso Sanasa envolviam a filha de Ricardo Cândia, Rafaela Costa Candia, que tinha terrenos em seu nome, locais onde a prefeitura autorizou a instalação de torres de telefonia celular.

O aluguel de 14 terrenos para instalação de antenas de celular em Campinas poderia render por mês até R$ 112 mil para a empresa CD Empreendimentos, que tem como sócia Rafaela.

Rafaela também figura como sócia da RP incorporações Ltda., que teve seu pai como acionista majoritário até 2008. (Com informações da EPTV)

Ex-prefeito de Corumbá apresenta defesa e diz sofrer perseguição da imprensa
O ex-diretor de Urbanismo da Prefeitura de Campinas, Ricardo Chimirri Cândia, que é ex-prefeito de Corumbá, informou nesta quinta-feira ter antecipad...
MP paulista já intimou pecuarista de MS e ex-diretor da Sanesul sobre fraudes em Campinas
O pecuarista José Carlos Bumlai, que possui empreendimentos em Mato Grosso do Sul, foi intimado pelo Ministério Público de São Paulo para falar sobre...
Marun ainda quer votar relatório da JBS antes de posse no ministério
Na véspera de ser empossado como ministro da Secretaria de Governo, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), relator da Comissão Parlamentar Mista de Inqué...


Nossa esse estado está dando de dez a zero ao Distrito Federal em termos de Escola da Corrupção, estão se formando muitos bons corruptos aqui.
 
Claudia Maria em 20/05/2011 11:43:32
Tem gente aqui no estado, e não são poucos, que dão um banho no Palocci, em questão de aumento de patrimonio. E nem precisa procurar muito!!!! Acorda povo, ou então libera geral.
 
Edil Godoy em 20/05/2011 11:42:38
Em Ladário, um advogado do município afirmou que houve acesso da PF, que foi muita "festa" sobre o caso das prisões de inocentes. Se esses daqui são inocentes, então, a PF também "exagerou" em Campinas! Parece que a PF brasileira é dada a "ataque de notoriedade"! Ou será que é apenas o estrito cumprimento do dever?! O povo vê, lê e analisa!
 
Adriana R Ribeiro em 20/05/2011 11:31:45
Em corumbà sempre teve essas familias, a maioria de semi analfabetos e sub-culturados que ficam pousando aos olhos dos corumbinhas de exemplo da boa sociedade.
 
Edson Castro em 20/05/2011 11:00:32
Precisamos deste tipo de operação aqui em nosso Estado, a Sanesul é uma mina de dinheiro, tem muita gente ganhando dinheiro fácil nas custas da população. O valor da água é um absurdo, sem falar no valor do esgosto, que é equivalente a 70% do valor da água. Se fosse um serviço bom, até valeria a pena pagar sem reclamar, mas fizeram um esgoto "chechelento" que devolve para dentro das casas das pessoas um cheiro horrível.
 
Paul Martin em 20/05/2011 10:48:59
Nestes ultimos dias so temos mutivos para envergonharmos dos nossos politicos emnivel nacional, nada contesse que nos da uma esperança de dias melhores.
 
Valmir José Daniel Silva em 20/05/2011 10:08:31
escolinha boa essa de mato grosso do sul, penso que nos estamos sendo perseguidos pela policia , nao e possivel querem prender todos, pior que todos se dizem inocentes.
 
luiz fernandes em 20/05/2011 09:52:34
Eu garanto que o Estado, não aceita honesto em cargos de confiança, nem que apresente produção em setor público sem maiores gatos.
O exemplo está em resolver problema, isso atrapalha o político de ganhar eleição.
A imprensa já questionou porque não foi criado ainda um aparelho para detectar drogas? Não, sócriticam, sabendo que é fácil diante de tanta tecnologia existente, seria fácil acabar com as drogas através de aparelhos sofisticados.
 
luiz alves pereira em 20/05/2011 09:13:00
Esses últimos dias temos muitos motivos para nos envergonhar dos nossos políticos de Corumbá e Ladário...
 
Carlos Panovitch em 20/05/2011 08:56:24
Gente pra ser sincero eu ja estou cansado de ver esta palhaçada e ver que ninguem toma providencia de nada,sinceramente este país so ira melhorar um dia quando o povo protestar e exigir que seus direitos.Engraçado o Corinthians perde e todo mundo vai e apedreja o onibus.E os politicos roubam tanto ,na nossa cara e o que fazemos alem de ficar enviando criticas a jornais,gente o Brasil nao precisa mais de criticas e sim de mais ações.
 
Reinaldo Costa em 20/05/2011 01:06:48
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions