A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

16/05/2012 11:50

Fábio Trad destaca entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação

Aline dos Santos
De acordo com Fábio Trad, nova lei foi um passo muito importante. (Foto: João Garrigó)De acordo com Fábio Trad, nova lei foi um passo "muito importante". (Foto: João Garrigó)

O deputado federal Fábio Trad (PMDB) destacou a entrada em vigor da Lei nº 12.527, que regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas e é aplicável aos três Poderes da União, dos Estados e municípios.

“Trata-se de um passo muito importante para a democratização da informação pública. Esta é uma conquista de toda a sociedade brasileira”, afirma o deputado.

Para obter um dado, o primeiro passo é acessar a página do órgão público. Caso a informação não esteja disponível, o cidadão faz a solicitação, seja por meio eletrônico ou presencial.

A administração pública tem prazo de 20 dias para encaminhar a resposta. O prazo é prorrogável por mais dez dias, mediante apresentação de justificativa.

Caso o órgão público não dê a resposta, o responsável pode ser alvo de ação de improbidade administrativa.

O parlamentar lembra que, ao tomar posse no ano passado, discursou sobre a importância da transparência no processo legislativo. “A minha esperança é que o povo brasileiro saiba que aqui nesta Casa as leis são feitas de forma transparente, que não enoja e não espanta ninguém”, afirmou.

Fábio Trad é presidente da Cedos (Comissão Especial de Documentos Sigilosos) da Câmara Federal. Segundo ele, apesar da conotação de mistério que este nome possa passar, o objetivo é, na realidade, o contrário: divulgar.

A comissão possui atribuições, basicamente, de duas naturezas: uma se refere ao acesso a documentos e informações sigilosas, outra à política de arquivo referente a estes documentos sigilosos.

CGU prevê percalços no cumprimento da Lei de Acesso à Informação
“Antes, os dados eram sigilosos. Agora, a regra é a transparência, a publicidade”, diz chefe da CGUNo papel, a Lei de Acesso à Informação, que entro...
Entre em vigor hoje lei que dá acesso à informações do Poder Público
Brasília - A Lei de Acesso à Informação entra em vigor hoje (16) com o objetivo de garantir aos cidadãos brasileiros acesso aos dados oficiais do Exe...
Marun ainda quer votar relatório da JBS antes de posse no ministério
Na véspera de ser empossado como ministro da Secretaria de Governo, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), relator da Comissão Parlamentar Mista de Inqué...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions