ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Governador entrega projeto sobre redução do ICMS nesta terça-feira

A proposta reduz de 17% para 12% a alíquota de imposto sobre o óleo diesel

Mayara Bueno | 05/06/2018 07:30
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, PSDB, durante discurso. (Foto: Marina Pacheco/Arquivo).
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, PSDB, durante discurso. (Foto: Marina Pacheco/Arquivo).

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), vai à Assembleia Legislativa, às 8h30, nesta terça-feira (dia 5). Na ocasião, será entregue o projeto de lei de redução da alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o diesel.

Anteriormente, o governo estadual afirmou que a intenção é pedir que a votação da proposta seja analisada em regime de urgência. O projeto reduz de 17% para 12% a alíquota de ICMS sobre o óleo diesel.

O projeto de redução do imposto foi confirmado na semana passada, após acordo entre o governador e representantes do setor de combustível, entre eles o Sinpetro (Sindicato dos distribuidores e revendedores de combustíveis). Ficou combinado que esta desoneração deverá refletir diretamente na bomba dos postos de combustíveis.

O presidente da Assembleia, o deputado Junior Mochi (MDB), também já confirmou que vai colocar a matéria em regime de urgência e pode ser votada inclusive ainda hoje, com sessão extraordinária. Esta diminuição de imposto foi um pedido dos próprios parlamentares, por isto não deve ter nenhuma objeção.

Esta será a segunda vez que o atual governo reduzirá a alíquota do diesel. Em 2015, a medida também foi determinada por lei, mas o texto estabeleceu duração de seis meses, entre 1º de julho e 31 de dezembro. Nesta oportunidade não houve aumento do consumo e sim perda de R$ 95 milhões na arrecadação, por isso não foi renovada.

A redução do imposto de agora foi uma das medidas para se terminar a greve dos caminhoneiros em Mato Grosso do Sul, que teve duração de 10 dias e acabou na última quarta-feira (30).

Nos siga no Google Notícias