ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Governo quer ampliar programa que renegocia dívidas com a Agehab

Projeto busca facilitar forma de pagamento. Ele será votado pelos deputados, no plenário da Assembleia

Leonardo Rocha | 17/09/2019 08:49
Apartamentos da Agehab em Campo Grande (Foto: Divulgação)
Apartamentos da Agehab em Campo Grande (Foto: Divulgação)

O governo estadual enviou projeto para Assembleia que modifica e amplia o programa “Morar Legal”, para ampliar as condições na renegociação de dívidas com a Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul). A proposta será votada pelos deputados, no plenário da Assembleia Legislativa.

A proposta possibilita que os beneficiários inadimplentes com a Agehab, em financiamentos ativos e inativos do SFH (Sistema Financeiro de Habitação), também façam parte do programa. “Intenção é de facilitar a regularização da situação dos beneficiários que se encontram em dificuldade para saldar seus débitos”, diz o projeto.

Ainda também possibilita que o beneficiário possa fazer a quitação do financiamento, tendo assim o título definitivo da casa própria, o que vai contribuir para ampliar as receitas estaduais. O governo divulgou que aproximadamente 10.953 beneficiados estão inadimplentes com a Agehab, pois devem mais de três prestações, o que chega a uma dívida de R$ 84,5 milhões.

Deste montante (dívida), R$ 42,7 milhões corresponde a juros e multas, em relação aos atrasos. “Estas mudanças (programa) poderá beneficiar milhares de famílias, facilitando o adimplemento do débito e a aquisição de casa própria, bem como qualificar o ativo contábil da autarquia”, diz o governo.

Entre as condições de pagamento, concede desconto de 100% de juros e multas para quitação total da dívida, já para a quitação parcial, se tem 60% de desconto, mas deve se pagar no mínimo quatro prestações vencidas. Se o beneficiário optar pelo pagamento parcelado, terá 35% de desconto, e pode fazer o pagamento (total) em até 240 parcelas.

Nos siga no Google Notícias