ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Guarda Municipal impedirá entrada de catadores em aterro

Redação | 20/09/2010 16:23

Prefeitura e MPE (Ministério Público Estadual) assinaram nesta segunda-feira dois TACs (Termos de Ajustamento de Conduta) para impedir o acesso de catadores a dois aterros de entulho em Campo Grande. A assinatura aconteceu no gabinete do prefeito Nelson Trad Filho.

Os termos são referentes à área adjacente à empresa Keppler Weber, na BR 262, na saída para Aquidauana, na margem esquerda; e ao aterro de entulho de construção civil no Jardim Noroeste, ao lado do conjunto habitacional Leon Denizart Conti.

Além de cercar os locais, a prefeitura irá colocar, até 4 de janeiro, guardas municipais para manter o isolamento.

Pelo acordo, a prefeitura se compromete ainda a concluir e manter cerca de altura mínima de 3 metros feita de postes de concreto e fios de arame, impedindo a entrada de veículos, pessoas e animais.

"Por várias vezes a cerca foi rompida e material é roubado. Não tem como fazer policiamento. Vamos entregar aos cuidados da guarda municipal", conta o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marco Antônio Moura Cristaldo.

O promotor de Justiça Alexandre Raslan explica que a finalidade do acordo é de preservar a saúde das pessoas. "A grande finalidade é que os aterros não se transformem em lixões e que as pessoas não consigam romper a cerca para a sociedade ficar livre de incêndios e contaminação", disse.

Segundo ele, o MPE tomou conhecimento de muitos casos de pessoas que estão rompendo a cerca e "arriscando a vida" para catar lixo.

De acordo com o secretário de governo, Rodrigo de Paula Aquino, a prefeitura vai aumentar o efetivo de guardas municipais em mais de 100 pessoas para poder cuidar dos aterros.

"Vamos trabalhar com o Ministério Público para fazer e manter cercamento vivo em torno dessas áreas", disse o prefeito Nelsinho Trad.

Os TACs também dizem que deverá ser removida qualquer outra construção nas áreas. A prefeitura diz que já não existe nenhuma moradia nos aterros.

A prefeitura também se comprometeu a não receber naqueles locais, lixo hospitalar, domiciliar, animais e seus restos, papéis, papelões e plástico, materiais orgânicos, pilhas e baterias, óleos lubrificantes, pneus, lâmpadas fluorescentes e produtos eletroeletrônicos.

Nos siga no Google Notícias