ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Índios já elegem coordenador para pasta que nem foi criada por Bernal

Jéssica Benitez | 16/07/2013 08:20

No início deste mês, o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), recebeu em seu gabinete um grupo de índios em busca da criação de uma coordenadoria específica para tratar de assuntos indígenas. A proposta foi uma das promessas de campanha. Até o momento, nenhum projeto neste sentido foi enviado à Câmara Municipal, mesmo assim, por meio de votação, indígenas já definiram quem será o responsável pela coordenadoria.

Ontem à tarde, 29 índios estiveram reunidos na Casa de Leis para escolha do líder. Com 18 votos, a terena Silvana Dias de Souza foi eleita. Atualmente, ela trabalha no ponto de cultura da comunidade Marçal de Souza. O também terena Adilson Venancio, assessor parlamentar da vereadora Luiza Ribeiro (MD), ficou em segundo lugar, na votação com 9 votos.

Para ele a colocação, pouco importa, pois a verdadeira vitória é a tão sonhada coordenadoria. “Queremos políticas públicas voltadas para nosso povo. Queremos ter voz ativa”, disse. Adilson explicou que, quando se reuniu com Bernal, o prefeito afirmou que os índios ficariam junto dele no Paço Municipal.

Embora o chefe do Executivo não tenha mais se pronunciado sobre ao assunto, os indígenas cogitam duas datas para “inaugurar” a coordenaria: 9 de agosto em alusão ao dia Mundial dos Povos Indígenas ou 26 de agosto aniversário de Campo Grande. “As duas datas seriam marcantes para nós”, finalizou o Terena.

Nos siga no Google Notícias