A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 25 de Setembro de 2018

22/07/2013 19:25

Juíza cassa o mandato do vereador Paulo Pedra e anula seus votos

Zemil Rocha
Pedra se disse surpreso com a decisão da juíza, entendendo que não havia provas (Foto: Arquivo)Pedra se disse surpreso com a decisão da juíza, entendendo que não havia provas (Foto: Arquivo)

Mais um vereador foi cassado por decisão da juíza Elizabeth Rosa Baish, da 35ª Zona Eleitoral, um mês após o presidente da Câmara de Campo Grande, Mario Cesar (PMDB), ter sido afastado por sentença da mesma magistrada. Desta vez, o vereador Paulo Pedra (PDT) é que teve o mandato cassado e teve decretada a inelegibilidade por oito anos, em sentença prolatada nesta segunda-feira (22), sob a acusação de compra de votos.

“Não esperava essa cassação. Na minha avaliação, não havia uma prova material ou testemunhal que embasasse essa cassação. Mas é decisão da Justiça”, afirmou Paulo Pedra, ao falar sobre a decisão. Indagado se já havia sido notificado, Pedra respondeu: “A decisão saiu agora à noite. Não deu tempo de nada, não fui notificado ainda”.

Na decisão desta noite a juíza Elisabeth Baish anulou os votos da eleição de 2012 conferidos ao vereador Paulo Pedra. Novos cálculos foram determinados por ela para se determinar a quem caberá a vaga. Questionado sobre quem seria seu suplente para a vaga aberta na Câmara, Pedra declarou: “Ainda não sei. Como ela mandou totalizar novamente os votos, temos que esperar para saber quem será o suplente.”

A partir da sua notificação, Pedra deixa de exercer o mandato na Câmara, mas do mesmo jeito que Mario Cesar vai ingressar com recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com pedido de liminar, para cassar a decisão da juíza Elisabeth Baish. O advogado Valeriano Fontoura já está preparando o recurso para que Pedra retome o cargo o mais rapidamente possível.

No caso de Mario Cesar, a decisão perdurou por apenas dois dias, havendo suspensão da sentença e o peemedebista tendo voltado a presidir a Câmara de Campo Grande.

Há mais três vereadores correndo o risco de terem o mandato cassado em razão da acusação de compra de votos:Alceu Bueno (PSL), Deley Pinheiro (PSD) e Thais Helena (PT), esta licenciada da Câmara e atualmente ocupando o cargo de secretária municipal de Assistência Social.

 



Vejo aqui muitos comentários tentando apresentar apenas o politico como o corrupto, e deixando de lado o cidadão que se deixa corromper, justificando tal atitude pela falta de comida, dificuldade financeira, o que acredito ser injustificável. Caso fossemos um povo digno não aceitaríamos tais "esmolas", mesmo com intuito de eleger um candidato. Quanto ao valor inicial é inexpressível, se comparado ao prejuízo posterior. Esse político cassado onerou os cofres públicos, pois ele não trabalhou e ainda recebeu, indevidamente... ou seja, teríamos que mudar muita coisa, inclusive nossa maneira de agir e sermos mais dignos, mesmo que pobres. Acredito que se o politico estivesse sob investigação, deveria interromper suas obrigações e direitos, até que comprovado sua inocência ou culpa.
 
Pantaneiro mesmo em 23/07/2013 11:04:20
è preciso investigar a vereadora Carla Stepfanine também pois foi a maior compra escancarada do campanha, ninguem tinha contrato assinado para trabalhar, era compra de voto mesmo. Juiza olhe com muito carinho também essa afilhada do André...
 
Marcia Lopes em 23/07/2013 10:36:06
PENA QUE DAQUI A POUCO ALGUÉM FAZ AQUELE TRADICIONAL FAVORZINHO E ALGUM OUTRO JUIZ MANDA ELE DE VOLTA AO PODER, INFELIZMENTE E ASSIM. E OUTRA SE FOSSE INVESTIGAR QUAL NÃO COMPROU VOTO NÃO EXISTE.
 
RITA ROCHA em 23/07/2013 10:31:43
Juíza Elizabeth Rosa Baish, meus parabéns! Precisamos de pessoas como a Sra nesse país.
 
Bruno Mitiev em 23/07/2013 10:16:42
É uma pena que o próprio judiciário estão desmoralizando-se entre si, pois um juiz decreta uma sentença o outro vem e derruma com liminar isso é temeroso e uma desmoralização do nosso judiciário, pois um operador do direito tem que ser: Equanime, discricionario e axiomatico.
 
Gilson de Almeida em 23/07/2013 10:13:23
Israel Palhano, pra onde você irá? Se no nosso País é essa Lei que impera!!!
Descubra onde e conte pra nós...
 
MILTON OLIVEIRA DA SILVEIRA em 23/07/2013 10:12:45
Todo mundo já sabe que isso nunca da em nada, infelizmente............
 
joao guilherme em 23/07/2013 10:10:38
podem ter certeza que a liminar para ele continuar no cargo já está pronta. só falta assinar. infelizmente os juízes de primeiro grau não são levados a sério pelos tribunais superiores, onde os desembargadores, infelizmente, são nomeados através de decisão politica.
 
jose fernando em 23/07/2013 10:10:36
Sei que não é isso, mas me parece mais uma grande palhaçada.
 
nilson franco de oliveira em 23/07/2013 10:06:47
Durante as eleições, todos perceberam um numero exorbitante de banner nos vidros traseiros dos carros promovendo a vereadora Luiza Ribeiro.
Todos voluntários! Será?
 
Carlos Nascimento em 23/07/2013 09:35:10
Cadê a cassação dos outros vereadores, principalmente a do Alceu Bueno que está mais do que comprovada a compra de votos, inclusive de quem trabalhou p/ ele, a Igreja Mundial tá fazendo um movimento p/ poder anular essa cassação vamos ver se nossos juízes Realmente tem peito p/ manter essas cassações, e de que está adiantando esses cassações pois o Cara foi cassado e ainda está dentro da casa de Leis dando risada da cara de quem o cassou.
 
heitor garcia em 23/07/2013 09:21:58
Engraçado que os vereadores estão todos sendo cassados, mas o Prefeito Bernal, que já movimentou dinheiro sem autorização da câmara, mantem no cargo um secretario que deveria ser afastado, não faz nada do que prometeu pela cidade, a popularidade já caiu ao extremo, viaja para o exterior sem autorização da câmara, mesmo que sendo para o País vizinho indo fazer compras dia normal de trabalho e ninguém faz nada, já nomeou a irmã do conselheiro do TCE, assim vai se livrar e o povo se ferrar.
 
Altimar Melo Valerio em 23/07/2013 09:07:58
E uma vergonha as velhas raposas continuarem a comandar Campo Grande, necessitamos de novos políticos !!!
 
FERNANDO TABOX em 23/07/2013 09:00:49
esta sentença infelizmente não vai dar em nada porque vai ter algum juiz que derruba a liminar da juíza para os corruptos permanecerem no poder, infelizmente a justiça não funciona para todos, este e o Brasil da desigualdade tanto social como judiciaria, a lei não funciona porque os próprios juízes vão contra elas mesma. isto tem que acabar. se um juiz condenou o outro não pode dar liminar tem que ser cumprida a lei.
 
Agnaldo Silva em 23/07/2013 08:49:27
Essa prática é comum a todos os eleitos, se vivêssemos em um país sério, essa eleição seria cancelada e feita uma outra só com candidatos novos. Campanha pelo VOTO NULO, JÁ!
 
Kaio Gleizer em 23/07/2013 08:42:16
ATÉ ONDE VAI ESSA CASSAÇÃO, LOGO VEM A LIMINAR, E QUANDO SAIR O VEREDITO JÁ TERMINOU O MANDATO, E O MARIO CESAR? O POVO PARA RECEBER DIREITOS EM PROCESSOS LEVA ANOS E QUANDO GANHA VEM RECURSO DO SISTEMA. A RESPOSTA SERÁ DADA NAS URNAS EM 2014.
 
Luiz Carlos Santos Messias em 23/07/2013 08:20:14
Até que enfim fizeram alguma coisa contra esta pessoa. Há 20 anos escuto os mesmos absurdos e, finalmente, a Justiça está sendo feita. Esse país ainda tem jeito.
 
Paulo Medeiros em 23/07/2013 08:07:04
Esses vereadores têm absoluta certeza da impunidade. Nem vergonha têm!
Será que passa pela cabeça deles o quanto isso é desumano? Aproveitam-se das dificuldades financeiras, da falta de conhecimento, das situações de desgraça... tudo para comprar o voto do povo; e bem baratinho! É um pouco de gasolina, um pouco de comida, um pouco de remédio... tudo pode ser negociado a troco de votos que os colocarão lá para pilharem os recursos públicos. Assim que são eleitos, nunca mais voltam lá naqueles bairros humildes onde compraram votos.
Isso é nojento! Esse Mario Cesar, por exemplo, não tem um pingo de moral para fazer oposição ao prefeito; e é o que mais bate! O Elizeu Dionísio - sei lá se é assim que se escreve - usou a fé do povo em proveito próprio e se elegeu.
tsc tsc
 
Guaraci Mendes em 23/07/2013 07:57:22
nao entendo porque cassar se todos nos sabemos que ele volta rapidao
 
pedro aragao em 23/07/2013 07:43:56
Hoje estou tirando um osso que estava atravessado na minha garganta há vários anos, quando nos professores fomos chamados de "vagabundos" por estarmos reivindicando pagamento atrasado por esse agora ex-vereador. A justiça dos homens as vezes falha, mas a Divina nunca falhou.
 
João Carlos em 23/07/2013 07:27:15
se mexer nessa caixa acha mais laranja podre!
 
Anderson Silva em 23/07/2013 07:25:50
Olha, se houvesse denuncia em todas pessoas eleitas, talvez sobrasse uns 3 a 4 criaturas desse nível.
 
luiz alves em 23/07/2013 07:14:32
será que vão investigar todos os que venderam votos com tick gasolina?????? ou sacolão?
 
ely monteiro em 23/07/2013 06:21:58
essas decisões judiciais que sao facilmente caçadas colocam nas cabeças de varias pessoas do bem que, ser do bem envergonha. pois quem usa de artificios ilicitos para se dar mal e ascendem ao poder nao sao facilmente desarraigados, se alegram da facilidade de burlar a justiça atraves da propria justiça... mas nao percamos a esperança... nosso pais esta mudando.
 
lians denner penha evangelista em 23/07/2013 06:19:19
Cassa e depois volta...parece jogo de ioio....
 
augusto barbosa em 23/07/2013 04:57:05
vai dar em nada isso
 
claudinei braz em 23/07/2013 00:05:10
O que adianta a digníssima magistrada cassar o mandato dos vereadores, se depois essa corja entra com recurso e volta ao cargo.
Mario Cesar ficou, Paulo Pedra vai ficar e os demais também.
Esse país não é sério. E a justiça poder, facilmente, ser manipulada.
 
Renato Gonçalves em 22/07/2013 23:13:35
Dra Juíza parabéns, mas precisamos de mais!! nós o povo sabemos que 99% desses candidatos compram votos. por isso a indignação do povo brasileiro nos últimos dias. queremos mais cassação muito mais.
 
Fabio Mello em 22/07/2013 21:51:08
ser vereador para alguns não passa de status
 
emerson santos em 22/07/2013 21:45:24
E alguém duvida que ele volte? Infelizmente essa juizá, Dra Elizabeth Rosa Baish, mulher de fibra e coragem, embora que no caminho certo, "esta nadando contra a maré " . Mas é certo que tem o apoio e a solidariedade da grande maioria da população, que são pessoas de bem.
 
Fernando Silva em 22/07/2013 21:36:38
ate que dia ele estará cassado..etc...
 
Stella medeiros em 22/07/2013 20:58:36
Vamos ver quanto tempo vai durar essa cassação. Alguns amigos já fizeram uma aposta: a que esta mais contada é aquela que diz que o TRE recoloca o vereador no cargo assim que receber a defesa. Acho que essa ganha fácil. Eta justiça brasileira e suas amplas defesas. Enquanto isso, nenhum candidato que não comprou voto nas últimas eleições está sentado á direita ou a esquerda do Mario Cesar, lá na Câmara.
 
nelson silva em 22/07/2013 20:41:18
A dificuldade é que aqui em Campo Grande essas decisões duram apenas Horas , aqui sempre os Ricos , ganham , ou fazendeiros , políticos , médicos. Eu ainda trabalho aqui com uma unica esperança , Ir embora daqui desse Lugar !
 
Israel Palhano em 22/07/2013 20:33:34
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions