ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Justiça decide bloquear novos perfis falsos do Facebook

Ludyney Moura | 28/07/2014 18:25
Justiça decide bloquear novos perfis falsos do Facebook

A Justiça Eleitoral do Estado decidiu pelo bloqueio de seis perfis do Facebook, dois dos quais já bloqueados em decisões anteriores, que foram criados, segundo o órgão, com o objetivo de veicular matérias ofensivas ao candidato do PSDB ao governo do Estado, o deputado federal Reinaldo Azambuja.

Está é a terceira decisão do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) com intuito de fechar perfis de ofensa a candidatos ao governo, desde o dia 6 de julho, data em que teve início o período autorizado para propaganda eleitoral. Ao todo 15 páginas pessoais do Facebook já foram bloqueadas, e as multas pelo descumprimento da ordem judicial vai de R$ 15 mil a R$ 25 mil.

Para o juiz auxiliar do TRE-MS, Emerson Cafure, o bloqueio foi pedido como meio de manter a lisura e a adequação da propaganda eleitoral via internet, já que as matérias veiculadas nitidamente extrapolaram o senso crítico do comumente aceitável, transbordando do direito constitucional de livre manifestação do pensamento e de liberdade de comunicação e informação”, aponta o magistrado.

Desta vez, a Justiça pediu o bloqueio dos perfis “Pau na Mula”, “Cleiton Okano”, “João de Deus” e “Aqui o Sistema é Bruto”, e voltou a solicitar o fechamento das páginas “Zé Povinho” e “Confraria da Mentira MS”.

O juiz alegou que os perfis veiculam matérias ofensivas a Reinaldo Azambuja. Para o magistrado, os responsáveis pelas publicações “tem o claro objetivo de desequilibrar o pleito ao transbordar dos limites da crítica aceitável, de forma gratuita e desnecessária, para adentrar na ofensa pessoal, mormente quando são falsos e anônimos, o que configura crime eleitoral e propaganda ilícita”, finaliza.

Nos siga no Google Notícias