ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

Justiça Eleitoral proíbe enquetes sobre intenções de voto em 2014

Aline dos Santos | 18/12/2013 09:12
Justiça define regras para eleições de 5 de outubro. (Foto: Paula Vitorino/Arquivo)
Justiça define regras para eleições de 5 de outubro. (Foto: Paula Vitorino/Arquivo)

A Justiça Eleitoral proibiu a realização de enquetes e sondagens relativas às eleições de 2014 a partir de primeiro de janeiro.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), nas eleições municipais de 2012, as enquetes e sondagens podiam ser realizadas, independentemente de registro na Justiça eleitoral. Porém, a divulgação estava condicionada à informação de que se tratava de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra.

A mudança foi aprovada ontem e consta em resolução sobre o registro e a divulgação de pesquisas eleitorais. Ainda sobre os levantamentos, as entidades e empresas que realizarem, para conhecimento público, pesquisa de opinião pública relativa às eleições 2014 ou seus candidatos devem registrá-la na Justiça Eleitoral, com antecedência de pelo menos cinco dias da sua divulgação.

A empresa ou entidade deve informar quem contratou o levantamento, valor e origem dos recursos despendidos no trabalho, nome de quem pagou pela realização do trabalho, metodologia e período de realização da pesquisa, plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, intervalo de confiança e margem de erro.

Duas inovações é a permissão do voto em trânsito para presidente da República não só nas capitais, mas também nos municípios com mais de 200 mil eleitores, e o voto facultativo para os presos provisórios, diferentemente das eleições de 2010, quando foi obrigatório. As eleições serão em 5 de outubro.

Nos siga no Google Notícias