ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Justiça Eleitoral suspende divulgação de pesquisa em Dourados

Contudo, diretor do instituto autor da pesquisa afirma que a mesma já estava cancelada

Nyelder Rodrigues e Helio de Freitas, de Dourados | 04/11/2020 18:47

A Justiça Eleitoral suspendeu a divulgação de pesquisa realizada pelo Ibrape (Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública) após o a coligação encabeçada pelo deputado estadual José Carlos Barbosa, o Barbosinha (DEM), reclamar do formulário. O instituto contesta a decisão e diz que a pesquisa sequer foi feita, sendo cancelada.

Primeiro, a chapa reclama que a pesquisa não indica os bairros em que aconteceu. Depois, ainda relata que o questionário apresentado aos eleitores em pesquisa apresentou irregularidades, como o nome de seis candidatos aparecendo em azul e o de Alan Guedes (PP) em preto, o destacando diante dos demais.

"Em análise preliminar, os impugnantes alegam que a pesquisa não delimitou os bairros de Dourados onde a coleta será realizada, o que não impede a pesquisa", destaca a decisão do juiz César de Souza Lima, completando ainda que a empresa que realiza a pesquisa pode complementar o registro com os bairros posteriormente.

Entretanto, o magistrado confirma que não foram informados na pesquisa como o controle e verificação da coleta de dados e trabalho de campo foram feitos, ato que evitaria fraudes no processo. "Verifica-se a probabilidade do direito para concessão de uma tutela de urgência, pois há existência de prova inequívoca", destaca Lima.

Outro lado - Em contato da reportagem com o diretor do Ibrape, Paulo Catanante, ele explicou que a pesquisa já havia sido cancelada no próprio sistema do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e estranhou a decisão, a considerando já sem sentido.

"A Justiça comeu barriga aí. Essa pesquisa não foi divulgada e nem será, pois ela não foi realizada. Informei isso no formulário. Ela é do dia 28 e outra mais recente com os dados coletados já foi realizada e foi registrada, pois fazemos pesquisas toda semana. A decisão foi para uma pesquisa que sequer foi feita", explica Catanante.

Nos siga no Google Notícias