ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Mais votado em Angélica corre ao TSE após liminar esvaziar Ficha Limpa

Cinco candidatos “fichas sujas” acionaram a Justiça Eleitoral para assumir o cargo em primeiro de janeiro

Aline dos Santos | 28/12/2020 11:10
Cassuci foi o mais votado em Angélica, mas enfrenta probema com a Lei da Ficha Limpa.
Cassuci foi o mais votado em Angélica, mas enfrenta probema com a Lei da Ficha Limpa.

Mais votado a prefeito em Angélica e encrencado com a Lei da Ficha Limpa, João Donizetti Cassuci (PDT) está na corrida ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) dos candidatos que tentam assumir o cargo já em primeiro de janeiro após liminar do ministro Kássio Nunes Marques, do STF (Supremo Tribunal Federal), que encurtou o tempo de inelegibilidade dos políticos “fichas sujas”.

"Fizemos um pedido para que se aplique a decisão do ministro Nunes Marques por ser uma situação semelhante. Na dele [Cassuci], especificamente, ainda existem alguns recursos tanto no STJ [Superior Tribunal de Justiça] como no STF pendentes de julgamento. O que aumenta ainda mais as condições favoráveis do senhor Cassuci, prefeito eleito de Angélica", afirma o advogado Rafael Nunes da Cunha.

Mais votado, João Cassuci, que foi prefeito de Angélica por dois mandatos consecutivos (2001 a 2008), encontra-se inelegível após condenação por prática de crime contra o sistema financeiro nacional. No processo, ficou comprovada a obtenção ilegal de financiamentos do Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar) mediante fraude e cadastros falsos.

Depois que a verba do programa era liberada pelo Banco do Brasil na conta dos “laranjas” do grupo, o dinheiro era repassado imediatamente para João e os outros acusados. Ele concorreu sub judice e foi o preferido do eleitor de Angélica, com 3.294  votos.

Novidade - Aprovada em 2010, a Lei da Ficha Limpa determinava que políticos condenados por órgãos colegiados ou cujo processo transitou em julgado ficavam inelegíveis desde a condenação até oito anos depois de cumprir a pena.

Com a liminar, concedida na reta final de 2020 a pedido do PDT (mesmo partido de Cassuci), o político fica inelegível por oito anos a partir do momento em que é condenado por um tribunal colegiado.

No entanto, a decisão só pode ser aplicada a processos relativos a este ano e que ainda não tiveram julgamento concluído pelo TSE.

Tribunal Superior Eleitoral registra corrida dos "fichas sujas" neste fim de 2020. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Tribunal Superior Eleitoral registra corrida dos "fichas sujas" neste fim de 2020. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Reflexo – De acordo com o Estadão, cinco candidatos “fichas sujas” acionaram o TSE para assumir o cargo em primeiro de janeiro de 2021. Além do mais votado em Angélica, o pedido foi feito por candidatos a prefeito de Pinhalzinho (São Paulo), Pesqueira (Pernambuco) e Bom Jesus de Goiás (Goiás) e candidato a vereador em Belo Horizonte (Minas Gerais).

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso já suspendeu o pedido de diplomação do candidato de Pinhalzinho até decisão definitiva do STF.

Neste quadro, o candidato considerado inelegível não pode tomar posse, mas fica suspensa a convocação de eleições suplementares até a definição da questão pelo plenário do Supremo. Na prática, o presidente da Câmara Municipal assume até a resolução da questão.

Nos siga no Google Notícias