A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

05/12/2012 15:37

Marquinhos se queixa de vetos a projetos aprovados na Assembleia

Gabriel Neris e Paula Vitorino
Deputado estadual Marquinhos Trad durante sessão de hoje (Foto: Wagner Guimarães/Assembleia Legislativa)Deputado estadual Marquinhos Trad durante sessão de hoje (Foto: Wagner Guimarães/Assembleia Legislativa)

O deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) reclamou durante a sessão de hoje (5) na Assembleia Legislativa que alguns projetos não estão sendo aprovados por “politicagem” e não por critérios técnicos.

“Ou nós deputados estamos sendo incompetentes na elaboração dos projetos, ou está sendo uma exigência exacerbada por parte do executivo”, disse Trad.

Marquinhos expôs sua opinião após o projeto dele sobre a vacina HPV para prevenção ao câncer de colo de útero ser discutida em plenário. O projeto sugere que seja feita campanha pelo governo e que a vacina seja disponibilizada gratuitamente nos postos de saúde. Vetado, o projeto foi rediscutido e confirmado o veto.

“Depois encerra o ano e é noticiado na imprensa que os deputados fizeram projetos irrelevantes durante o ano todo”, reclamou.

Após o veto, Marquinhos Trad criou uma situação desconfortável durante a sessão ao pedir a mesa diretora os nomes dos parlamentares que não aprovaram o projeto. Trad também pediu que os nomes constassem em ofício. “É muito importante que fosse desta forma”. A mesa diretoria era presidida pela deputada Dione Hashioka (PSDB).

O deputado Pedro Kemp (PT) também entrou na polêmica. Ele afirmou que três projetos de “extrema importância” foram vetados. “A maioria dos interessantes não são vetados, mas acontece de muitos vetos serem meramente políticos”.

Projetos – Os deputados aprovaram hoje seis projetos e mantiveram quatro vetos. Entre os aprovados estão o projeto que concede o título honorífico de cidadão sul-mato-grossense a Manoel Renato Machado Filho, e a declaração de utilidade pública a Associação Recreativa Paraguaia de Aquidauana.

O PL de Zé Teixeira (DEM) dá ao município de Dourados o nome de “Capital Estadual da Cana”, enquanto o deputado Eduardo Rocha (PMDB) concede o título de cidadão sul-mato-grossense a José Carlos Grubisich.

Foram mantidos os vetos ao PL do deputado Cabo Almi (PT), que dispõe sobre as condições das obras públicas a serem inauguradas, de Diogo Tita (PPS), que a cria a Cantina Saudável e o Programa Viver Melhor – Prevenção e Tratamento da Obesidade Infantil, e outro PL de Cabo Almi que determina a inserção de alertas sobre o teor de sódio nos alimentos e bebidas.



Total apoio ao Dep. Marquinhos Trad.
O câncer de colo de útero, causado pelo HPV, é a 4ª causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Enquanto isso, a nossa Assembléia, ao invéz de aprovar esse projeto, que é de extrema importância, e disponibilizar a vacina na Rede Pública, fica aprovando projetos que são de "grande relevância" pra população, (fala sério!!!).
Na rede particular a vacina custa em média 1.200,00 e a idade certa pra imunização é antes de iniciar a vida sexual. Mas a população que se F..., porque as mulheres das familias dos nossos parlamentares tem condições de pagar.
 
Rozely Alvares em 06/12/2012 21:53:04
Desta escola chamada Assembléia Legislativa que saiu nosso atual Prefeito, pois oque mais se ouvia na campanha era que os Projetos do Bernal só eram menções honrosas, titulo de cidadão sul matogrossense a sei lá quem e outros sem importância alguma... Pelo que vejo nesta matéria alguns de nossos atuais deputados continuam com a mesma prática e criatividade.. deve dar voto, já que o Bernal se elegeu apenas fazendo isto né!!!rs
 
Paulo gomes em 06/12/2012 10:44:36
Parece até piada. Ao mesmo tempo que vetam bons projetos, aprovam propostas fúteis. Sr deputado Marquinhos Trad, por favor, faça divulgar os nomes dos "vossos nobres colegas" que não estão nem ai para o povo. Apesar de não ter recebido meu voto, penso que se fizéssemos 'um enxuga" ai na Assembléia, bastaria que ficassem o senhor e uns poucos. Certamente que estaríamos muito bem representados.
 
Fernando Silva em 05/12/2012 21:53:02
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions