ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

Marquinhos se queixa de vetos a projetos aprovados na Assembleia

Gabriel Neris e Paula Vitorino | 05/12/2012 15:37
Deputado estadual Marquinhos Trad durante sessão de hoje (Foto: Wagner Guimarães/Assembleia Legislativa)
Deputado estadual Marquinhos Trad durante sessão de hoje (Foto: Wagner Guimarães/Assembleia Legislativa)

O deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) reclamou durante a sessão de hoje (5) na Assembleia Legislativa que alguns projetos não estão sendo aprovados por “politicagem” e não por critérios técnicos.

“Ou nós deputados estamos sendo incompetentes na elaboração dos projetos, ou está sendo uma exigência exacerbada por parte do executivo”, disse Trad.

Marquinhos expôs sua opinião após o projeto dele sobre a vacina HPV para prevenção ao câncer de colo de útero ser discutida em plenário. O projeto sugere que seja feita campanha pelo governo e que a vacina seja disponibilizada gratuitamente nos postos de saúde. Vetado, o projeto foi rediscutido e confirmado o veto.

“Depois encerra o ano e é noticiado na imprensa que os deputados fizeram projetos irrelevantes durante o ano todo”, reclamou.

Após o veto, Marquinhos Trad criou uma situação desconfortável durante a sessão ao pedir a mesa diretora os nomes dos parlamentares que não aprovaram o projeto. Trad também pediu que os nomes constassem em ofício. “É muito importante que fosse desta forma”. A mesa diretoria era presidida pela deputada Dione Hashioka (PSDB).

O deputado Pedro Kemp (PT) também entrou na polêmica. Ele afirmou que três projetos de “extrema importância” foram vetados. “A maioria dos interessantes não são vetados, mas acontece de muitos vetos serem meramente políticos”.

Projetos – Os deputados aprovaram hoje seis projetos e mantiveram quatro vetos. Entre os aprovados estão o projeto que concede o título honorífico de cidadão sul-mato-grossense a Manoel Renato Machado Filho, e a declaração de utilidade pública a Associação Recreativa Paraguaia de Aquidauana.

O PL de Zé Teixeira (DEM) dá ao município de Dourados o nome de “Capital Estadual da Cana”, enquanto o deputado Eduardo Rocha (PMDB) concede o título de cidadão sul-mato-grossense a José Carlos Grubisich.

Foram mantidos os vetos ao PL do deputado Cabo Almi (PT), que dispõe sobre as condições das obras públicas a serem inauguradas, de Diogo Tita (PPS), que a cria a Cantina Saudável e o Programa Viver Melhor – Prevenção e Tratamento da Obesidade Infantil, e outro PL de Cabo Almi que determina a inserção de alertas sobre o teor de sódio nos alimentos e bebidas.

Nos siga no Google Notícias