MDB aposta no protagonismo feminino e renova comando em Campo Grande
Carla Bernal assume presidência do MDB Mulher com missão de fortalecer lideranças e preparar sigla para 2026

Em movimento que sinaliza reorganização interna e olho no futuro eleitoral, o MDB em Mato Grosso do Sul iniciou uma nova fase na Capital com a posse da nova diretoria do MDB Mulher de Campo Grande. A advogada Carla Bernal assumiu a presidência do núcleo municipal, tendo Maritza Cogo como vice, em solenidade realizada nesta quarta-feira (15).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A advogada Carla Bernal assumiu a presidência do MDB Mulher de Campo Grande, com Maritza Cogo como vice, em cerimônia realizada nesta quarta-feira (15). A nova diretoria tem como missão ampliar a participação feminina na política, com foco em formação de lideranças e articulações para as eleições de 2026.
A mudança de comando vai além de uma simples troca de nomes. Nos bastidores, a aposta é clara: ampliar o espaço das mulheres dentro da estrutura partidária e reforçar a presença feminina nos debates e decisões políticas, especialmente em um cenário que já projeta as articulações para as eleições de 2026.
- Leia Também
- Simone sai magoada com MDB e encerra ciclo dos Tebet na política de MS
- Com chapa de consenso, MDB elege diretório de Campo Grande
Ao assumir o cargo, Carla destacou o peso político e simbólico da função. “É uma honra e uma grande responsabilidade. Vamos trabalhar para que a voz da mulher campo-grandense seja cada vez mais ouvida e respeitada dentro da política”, afirmou.
A nova diretoria chega com a missão de reestruturar e dinamizar o núcleo, focando principalmente na formação política e na atração de novas lideranças. A estratégia acompanha um movimento nacional dos partidos, pressionados a ampliar a participação feminina não apenas como candidatas, mas também em cargos de influência.
Na prática, o MDB Mulher pretende se consolidar como espaço de articulação e debate sobre políticas públicas voltadas às mulheres, além de atuar como porta de entrada para novas filiadas interessadas em disputar eleições ou atuar na vida pública.
O desafio, no entanto, é conhecido: transformar discurso em presença real nos espaços de poder. Hoje, apesar de avanços, a participação feminina na política ainda é minoritária, inclusive em cargos eletivos.
Criado como braço do MDB Mulher, o núcleo atua em todo o país com foco na capacitação, no engajamento social e no fortalecimento de candidaturas femininas. Em Campo Grande, a nova gestão quer ir além da estrutura formal e ganhar capilaridade.
Nos próximos meses, a expectativa é de que o grupo intensifique agendas de formação, encontros políticos e ações de base, em uma tentativa de ampliar a influência do partido e preparar terreno para o próximo ciclo eleitoral.
Mais do que uma posse, o recado do MDB é direto: a disputa por espaço político passa, cada vez mais, pelo fortalecimento das mulheres dentro dos partidos.

