ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Moka e outros 11 aparecem em lista de senadores que devolveram 14º

Fabiano Arruda | 26/12/2012 11:30
Senador Moka figura em lista divulgada pelo jornal Correio Braziliense. (Foto: Paula Vitorino)
Senador Moka figura em lista divulgada pelo jornal Correio Braziliense. (Foto: Paula Vitorino)

O senador Waldemir Moka (PMDB) e outros 11 senadores devolveram o valor de R$ 26,7 mil referente à ajuda de custo paga aos parlamentares ao final de cada legislatura, o 14º. Por outro lado, outros 69 senadores embolsaram o benefício.

A relação foi divulgada no domingo (23) pelo jornal Correio Braziliense. “Não é coerente que eu receba esse benefício porque votei pela sua extinção”, declarou o peemedebista, acrescentando que adotará a mesma postura com o 15º, pago em fevereiro.

O fim do pagamento da ajuda de custo, o 14º e o 15º salário, foi aprovado por unanimidade pelo Senado, mas só entrará em vigor depois que a Câmara Federal aprovar a matéria no ano que vem.

No fim do mês passado, Moka foi o único senador de Mato Grosso do Sul que assumiu pessoalmente a responsabilidade pelo pagamento do Imposto de Renda (IR).

Ele integrou uma lista com outros 46 senadores que decidiram pagar por conta própria a dívida. Recentemente, o Senado pagou o IR dos períodos de 2007 e 2011, incidente sobre o valor recebido como ajuda de custo. Os parlamentares tinham até 26 de novembro para assumir o pagamento.

Mais de R$ 5 milhões foram recolhidos como IR de 119 senadores, incluindo titulares, suplentes e ex-senadores. “Não fiz mais que obrigação. Devemos pagar impostos como qualquer cidadão”, minimizou o senador.

Nos siga no Google Notícias