ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Nilde Brun pode fechar aliança entre o PMDB e o PDT em Campo Grande

Wendell Reis | 16/03/2012 08:49

Secretária de Turismo do Estado pode ser a mulher que Puccinelli prefere como vice de Edson Giroto

Nilde Brun em evento com o governador André Puccineli. (Foto: Marcelo Victor)
Nilde Brun em evento com o governador André Puccineli. (Foto: Marcelo Victor)

A diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brun, pode ser o elo para uma chapa entre PMDB e PDT em Campo Grande. Filiada ao PDT, a secretária se encaixa na vontade do PMDB e nas pretensões do PDT. O governador André Puccinelli (PMDB), o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB) e o próprio pré-candidato do PMDB à Prefeitura de Campo Grande, Edson Giroto, já declararam que preferem uma mulher como vice em Campo Grande. Porém, esta negociação depende da conversa com aliados e, principalmente, do tempo de televisão.

Nesta briga para aumentar o arco de alianças, principalmente por conta deste tempo na propaganda eleitoral, DEM, PSB, PR e PDT estão entre os prediletos dos partidos que já lançaram pré-candidaturas em Campo Grande. Isso porque, depois de PT, PMDB e PSDB, o PR, PDT, DEM e PSB são os partidos que mais podem oferecer tempo de televisão, baseado na representatividade na Câmara Federal.

Nesta disputa pelo vice, o PDT está entre os mais cotados. O partido tem como pré-candidato Dagoberto Nogueira. Entretanto, ele já declarou que seu partido não teria condição de lançar candidatura sem uma aliança mais forte. Recentemente, é possível observar uma presença constante do presidente da comissão provisória municipal do PDT, vereador Paulo Pedra, em eventos do Governo e da Prefeitura. Na própria Câmara Municipal, o discurso do vereador, que sempre foi de oposição ferrenha a Trad, já não é tão forte, o que aumenta a possibilidade de uma aliança com o PMDB.

Paulo Pedra faz questão de dizer que o partido tem candidato, ressaltando que ele está bem nas pesquisas, mesmo sem ocupar mandato. Segundo o vereador, isso tem animado o partido. Porém, esta disputa depende do desempenho do PDT nas pesquisas e da conquista de aliança.

Para Pedra, uma aliança com o PMDB só seria possível se o partido lançasse o vice de Edson Giroto. Nesta negociação, Pedra garante que o partido teria como oferecer Nilde brun e Tatiana Ujacow . Entretanto, Pedra diz que o governador afasta o PDT quando diz que o candidato vai ser uma mulher e não define de qual partido.

Com relação a aliança com o PT, antigo aliado de Dagoberto e do PDT, Pedra diz que só seria possível se o PT lançasse o vice do PDT, visto que, segundo ele, Dagoberto tem vantagem sobre o candidato do PT nas pesquisas.

Pedra também não descarta a possibilidade de uma aliança com o PP. Mas, neste caso, a disputa seria um pouco mais difícil, visto que, segundo ele, Alcides Bernal (PP) levaria vantagem na pesquisa quantitativa e Dagoberto na pesquisa qualitativa. Apesar das possibilidades estudadas, Pedra ressalta que o partido deve optar pela decisão da maioria.

Nos siga no Google Notícias