ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Nova fase da Lava Jato mira em empresa que atuou em MS

São 23 mandados de busca e apreensão em seis cidades

Mayara Bueno e Priscilla Peres | 02/08/2016 08:10
PF deflagrou mais uma fase da Lava Jato, nesta terça-feira (2). (Marcelo Camargo/Agência Brasil).
PF deflagrou mais uma fase da Lava Jato, nesta terça-feira (2). (Marcelo Camargo/Agência Brasil).

A PF (Polícia Federal) deflagrou mais uma operação da Lava Jato, desta vez, o alvo é a construtora Queiroz Galvão, suspeita de ter pago R$ 10 milhões ao ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra. Nesta terça-feira (2), são cumpridos 32 mandados, que se referem à 33º fase da investigação que mira desvios de dinheiro na Petrobras.

Junto com a Sinopec Petroleum, a Galvão Engenharia formou o Consórcio UFN 3, responsável por construir a obra da Fábrica de Fertilizantes da Petrobras em Três Lagoas - distante 338 km de Campo Grande. Porém, após dezenas de problemas com funcionários e fornecedores, em dezembro de 2014 a estatal rescindiu contrato com as empresas, alegando não cumprimento do contrato. A obra foi interrompida com 82% concluída, e há um ano e meio arrasta dívida de R$ 36 milhões com empresas regionais. Não, no entanto, nenhuma relação de irregularidade na obra em MS com a nova fase da Lava Jato.

No âmbito da operação, os executivos da construtora, Ildefonso Colares e Othon Zanoide, também são alvos de mandados de prisão. Ao todo, são 23 mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva, uma de prisão temporária e cinco de condução coercitiva - àquela em que o envolvido é obrigado a prestar depoimento -, em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco e Minas Gerais. As informações são do Estadão.

Conforme a publicação, os executivos da Queiroz Galvão são investigados, segundo a PF, “pela prática sistemática de pagamentos indevidos a diretores e funcionários da Petrobras”.
Na 33.ª fase da Operação da Lava Jato, são cumpridos pela Polícia Federal mandados com o objetivo de obter provas adicionais de crimes de organização criminosa, cartel, fraudes licitatórias, corrupção e lavagem de dinheiro, relacionados a contratos firmados pela empreiteira Queiroz Galvão com a Petrobrás.

As investigações indicam que a Queiroz Galvão formou, com outras empresas, um cartel de empreiteiras que participou ativamente de ajustes para fraudar licitações da Petrobras. Esse cartel maximizou os lucros das empresas privadas e gerou prejuízos bilionários para a estatal. Além dos ajustes e fraude a licitações, as evidências colhidas nas investigações revelam que houve corrupção, com o pagamento de propina a funcionários da Petrobras.

Nos siga no Google Notícias