ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Política

Pacientes renais crônicos podem ter atendimento preferencial em MS

Terão prioridade em supermercados, lotéricas e outros serviços

Leonardo Rocha | 22/04/2016 12:34
Autor do projeto, Cabo Almi, diz que pacientes renais tem dura realidade no dia a dia (Foto: Assessoria/ALMS)
Autor do projeto, Cabo Almi, diz que pacientes renais tem dura realidade no dia a dia (Foto: Assessoria/ALMS)

Os pacientes renais crônicos podem ser atendimento presencial em agências bancárias, supermercados, lotéricas, serviços de saúde e assistência social, em Mato Grosso do Sul. Desta forma serão incluídos a outros públicos que já possuem este benefício, tanto em serviços da iniciativa privada, como pública.

Esta inclusão está no projeto de lei, de autoria do deputado Cabo Almi (PT), que tramita na Assembleia Legislativa. Para ter acesso ao benefício, precisa comprovar o estado do paciente, por meio de uma documentação emitida pela SES (Secretaria Estadual de Saúde).

A intenção é conferir o tratamento prioritário nos órgãos públicos e privados, para que haja sua "integração social" e pleno exercício dos seus direitos individuais. De acordo com o projeto, a doença renal crônica atinge em torno de 15 milhões de brasileiros, sendo que mais de 100 mil pessoas estão fazendo diálise.

"A pessoa que sofre de deficiência renal muda totalmente sua rotina e passa a conviver com uma série de limitações. A dura realidade do dia a dia desses pacientes nos levou a apresentar este projeto, para minimizar o sofrimento físico e mental dessas pessoas", justificou o autor. Após tramitação, a proposta vai ser avaliada em plenário pelos deputados.

Nos siga no Google Notícias