ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Peemedebistas defendem outros critérios para escolha de candidatos

Wendell Reis | 20/10/2011 10:18

Os deputados do PMDB, Junior Mochi e Marquinhos Trad, acreditam que os critérios de pesquisas qualitativas e quantitativas não devem ser o único item a ser avaliado na escolha de um candidato para representar o partido nas eleições de prefeitos em 2012.

O líder do governo na Assembleia Legislativa, Junior Mochi, analisa que as pesquisas devem servir apenas como indicativo, para embasar a decisão, sem ser o único elemento. Mochi defende que além da aceitação, é preciso avaliar a rejeição tanto da população, quanto dos aliados. O deputado acredita que uma eleição deve ser baseada em viabilidade política, eleitoral e estrutural.

O deputado Marquinhos Trad ressalta que se o critério de pesquisas fosse adotado quando André Puccinelli (PMDB) queria ser prefeito em 1996, o mesmo não seria escolhido, uma vez que, não apresentava bons números nas pesquisas. Assim, avalia que o critério é falho, mas deve ser avaliado.

Marquinhos não é citado pelo governador e pelo prefeito quando se fala em pré-candidatos porque há entendimentos de que não poderia ser candidato, uma vez que, é irmão do atual prefeito, Nelson Trad (PMDB), o que fere a lei eleitoral. Entretanto, o deputado entende que isto não é impedimento: “Vocês vão ter surpresas”, declarou ao falar de sua pré-candidatura.

O deputado Eduardo Rocha (PMDB) entende que as pesquisas qualitativas e quantitativas são a melhor opção e já ajudou a escolher o prefeito Nelson Trad, que venceu os demais concorrentes do partido e se elegeu. Entretanto, se recorda que Puccinelli não enfrentou este processo em 1996 e foi escolhido pelo ex-governador Wilson Barbosa Martins. Apesar das decisões diferentes, Rocha ressalta que ainda há bastante tempo até a eleição, o que permite que os pré-candidatos trabalhem e se viabilizem.

Nos siga no Google Notícias