ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Política

PMDB, PSDB e PT têm maior força nos municípios de MS, diz IBGE

Josemil Arruda | 02/05/2014 16:19

A pesquisa divulgada hoje pelo IBGE sobre os municípios, a partir de levantamento realizado no final do ano passado, revela que em Mato Grosso do Sul os partidos mais fortes nos municípios são PMDB, PSDB e PT. Mesmo após cassações e eleições suplementares, que modificaram o poder em pelo menos 12 municípios, os peemedebistas têm 21 prefeitos, os tucanos 12 e os petistas 11.

Esses números são quase idênticos aos que saíram das urnas nas eleições municipais em outubro de 2012. O PMDB tinha eleito 21, o PT 12 e o PSDB a mesma quantidade. Depois desses três partidos, em número de prefeitos vinha o PR, que conquistou sete, DEM e PDT, que elegeram seis, cada um.

Os dados recentes do IBGE mostram que hoje o PR continua com sete prefeitos, mas o DEM empatou, ao ganhar mais uma prefeitura. Já o PDT perdeu uma, estando agora com cinco prefeitos.

No levantamento, consta ainda que PP, PTB e PPS têm um prefeito cada no Estado e cita que 13 prefeitos são de outros partidos. Como não especifica outros partidos, deixou de registrar os avanços do PSB e PT do B.

O PSB agora tem cinco prefeitos, com a eleição suplementar do prefeito de Bela Vista, Renato de Souza Rosa, no dia 7 de julho do ano passado. Antes, os socialistas tinham a Prefeitura de Dourados, com Murilo Zauith, Arcena Athas, em Glória de Dourados, Gerson Garcia Serpa, em Nioaque, e Aluízio São José, em Coxim.

Nos siga no Google Notícias