A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 10 de Dezembro de 2017

02/05/2014 16:19

PMDB, PSDB e PT têm maior força nos municípios de MS, diz IBGE

Josemil Arruda

A pesquisa divulgada hoje pelo IBGE sobre os municípios, a partir de levantamento realizado no final do ano passado, revela que em Mato Grosso do Sul os partidos mais fortes nos municípios são PMDB, PSDB e PT. Mesmo após cassações e eleições suplementares, que modificaram o poder em pelo menos 12 municípios, os peemedebistas têm 21 prefeitos, os tucanos 12 e os petistas 11.

Esses números são quase idênticos aos que saíram das urnas nas eleições municipais em outubro de 2012. O PMDB tinha eleito 21, o PT 12 e o PSDB a mesma quantidade. Depois desses três partidos, em número de prefeitos vinha o PR, que conquistou sete, DEM e PDT, que elegeram seis, cada um.

Os dados recentes do IBGE mostram que hoje o PR continua com sete prefeitos, mas o DEM empatou, ao ganhar mais uma prefeitura. Já o PDT perdeu uma, estando agora com cinco prefeitos.

No levantamento, consta ainda que PP, PTB e PPS têm um prefeito cada no Estado e cita que 13 prefeitos são de outros partidos. Como não especifica outros partidos, deixou de registrar os avanços do PSB e PT do B.

O PSB agora tem cinco prefeitos, com a eleição suplementar do prefeito de Bela Vista, Renato de Souza Rosa, no dia 7 de julho do ano passado. Antes, os socialistas tinham a Prefeitura de Dourados, com Murilo Zauith, Arcena Athas, em Glória de Dourados, Gerson Garcia Serpa, em Nioaque, e Aluízio São José, em Coxim.

 

 

Maioria dos prefeitos tem ensino superior, mas 5 só cursaram o básico
A maioria dos prefeitos de Mato Grosso do Sul tem ensino superior completo, segundo dados da Pesquisa de Informações Básica Municipais (Munic) 2013 d...
Assembleia pode votar polêmico projeto "Lei Harfouche" nesta semana
Considerado polêmico, o projeto chamado de "Lei Harfouche", que prevê a reparação de danos por alunos, em casos de atos de vandalismo em escolas, pod...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions