A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 24 de Setembro de 2017

20/08/2017 11:29

Prefeito é a favor do distritão e contra fundo bilionário para campanha

Projeto de reestruturação do sistema eleitoral tramita atualmente na Câmara dos Deputados

Mayara Bueno e Leonardo Rocha
Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, PSD,
neste domingo, dia 20. (Foto: Leonardo Rocha).Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, PSD, neste domingo, dia 20. (Foto: Leonardo Rocha).

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), disse que é a favor do estabelecimento do chamado distritão, mas é contra a criação de um fundo público de R$ 3,6 bilhões. Os dois pontos fazem parte da reforma política, que atualmente tramita na Câmara dos Deputados.

Sobre o distritão, que é o voto majoritário, o prefeito acredita que a população prefere que sejam eleitos os mais votados.

Pela proposta, ganha o candidato aos cargos de deputados estadual e federal, além de vereadores, que receber mais votos, assim como funciona para funções de presidente, governador e prefeito.

Atualmente, os parlamentares são eleitos de forma proporcional, considerando os partidos e coligações.

Já o fundo para financiar campanha eleitoral “distorce” da vontade popular, principalmente em virtude do cenário político atual e denúncias envolvendo ocupantes de cargos públicos e dinheiro público.

Os senadores de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet e Waldemir Moka, ambos do PMDB, e Pedro Chaves (PSC), já se posicionaram contrários ao fundo, afirmando ser “inaceitável” o uso de verba pública para financiamento de campanha.

Sem consenso, Câmara adia votação da reforma política
Sem consenso e diante de muita polêmica, o plenário da Câmara dos Deputados adiou na noite desta quarta-feira (16) a votação do texto-base de parte d...
Reinaldo defende fundo público de campanha e redução de partidos
Achando necessária e urgente uma reforma política “ampla”, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), defendeu poucos partidos, ma...
Comissão conclui votação de destaques e reforma política pode ir a plenário
A comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/03, que trata de mudanças no sistema político-eleitoral, concluiu hoje (...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions