ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 22º

Política

Prefeitos de MS participam de sessão que celebra Lei de Responsabilidade Fiscal

Grupo também participou de café com senador de MS; comitiva segue em Brasília para a 26ª Marcha dos Prefeitos

Por Mylena Fraiha | 21/05/2025 12:29
Prefeitos de MS participam de sessão que celebra Lei de Responsabilidade Fiscal
Parte da comitiva de Mato Grosso do Sul posa com senadora Tereza Cristina após sessão especial no Senado Federal sobre 25 anos da LRF (Foto: Edson Ribeiro/Assomasul).

A comitiva de Mato Grosso do Sul, composta por 40 prefeitos, acompanhou, na manhã desta quarta-feira (22), a sessão especial no Senado Federal (DF), em Brasília, em celebração aos 25 anos da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). O grupo está na capital federal para a 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que segue com programação até quinta-feira (23).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Prefeitos de Mato Grosso do Sul participaram, nesta quarta-feira (22), de uma sessão especial no Senado Federal em comemoração aos 25 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O evento, proposto pela senadora Tereza Cristina (PP-MS), destacou a importância da LRF para o equilíbrio fiscal e a transparência na gestão pública. A comitiva, composta por 40 gestores, integra a 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que segue até quinta-feira (23).Antes da sessão, os prefeitos se reuniram com o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) para discutir demandas prioritárias dos municípios. À tarde, o grupo se encontrou com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, para tratar de melhorias para o estado. A Assomasul ressaltou a LRF como ferramenta essencial para o planejamento e a eficiência na aplicação de recursos públicos.

Antes da sessão, o primeiro compromisso do dia foi às 8h: um café da manhã com o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), para tratar de requerimentos e demandas prioritárias dos municípios sul-mato-grossenses. Segundo a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), este foi o quinto encontro com o parlamentar.

“Ele apresentou um relatório de tudo que conquistou para o Estado e para os municípios, e se colocou à disposição”, afirmou o prefeito de Antônio João, Agnaldo Marcelo da Silva Oliveira, o Marcelo Pé (PSDB), integrante da comitiva.

Na sequência, prefeitos e prefeitas participaram da sessão especial proposta pela senadora Tereza Cristina (PP-MS), que destacou a importância da LRF como marco na gestão pública, por promover equilíbrio fiscal, transparência e controle nas finanças dos entes federativos.

Entre os presentes estavam o presidente da Assomasul e prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli (PSDB); a prefeita de Bodoquena, Maria Girleide Rovari (MDB); o prefeito de Rio Negro, Henrique Mitsuo Vargas Ezoe (PSDB); e o prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paulo Paleari (PP).

“Para os municípios, a Lei de Responsabilidade Fiscal representa um instrumento essencial para assegurar planejamento, eficiência e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos”, destacou a Assomasul em publicação nas redes sociais.

À tarde, às 14h, os gestores participam de uma reunião com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, para tratar das ações do ministério. “Vamos reivindicar melhorias para o Estado de Mato Grosso do Sul. Nessa pauta municipalista, estamos acompanhando nosso presidente e os demais prefeitos, assessores, vereadores e secretários aqui em Brasília. É uma maratona intensa em busca de avanços para nossos municípios, nosso estado e nossa nação”, disse Marcelo Pé.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias