ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Processos de impugnação na eleição municipal crescem 93%, revela TRE

Fabiano Arruda | 10/09/2012 15:08
Aplicação da Lei da Ficha Limpa foi um dos motivos que elevaram o número de processos em relação a 2008, segundo o Tribunal. (Foto: Simão Nogueira)
Aplicação da Lei da Ficha Limpa foi um dos motivos que elevaram o número de processos em relação a 2008, segundo o Tribunal. (Foto: Simão Nogueira)

O número de processos referentes a registros de candidaturas contra candidatos a prefeito e vereador nas eleições municipais em Mato Grosso do Sul saltou pelo menos 93% em relação ao pleito de 2008.

Até agora, foram 472 casos julgados pelo TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), no período de 1º de agosto a 5 de setembro, contra 244 há quatro anos.

Na pauta do Tribunal, que tem as últimas sessões de julgamento marcadas para hoje e amanhã (11), ainda constam 28 processos para análise.

A Lei da Ficha Limpa, que ampliou os casos de inelegibilidade, é uma das justificativas para o fluxo ter aumentado nesta campanha, segundo explica o presidente do TRE, desembargador Josué de Oliveira.

“A quantidade de processos foi superior em relação a última eleição municipal de 2008”, ressalta, segundo informações da assessoria de imprensa do Tribunal.

Ainda conforme o TRE, além da aplicação da Lei da Ficha Limpa, que envolvem, em sua maioria, contas reprovadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado), prazo de desincompatibilização e irregularidades nas filiações partidárias estão entres os principais motivos para pedido de impugnação de registro de candidaturas.

Números - Para se ter uma ideia, as sessões do TRE, de 27 a 30 de agosto, julgaram 113 processos. Deste número, 51 candidaturas a vereador e cinco a prefeito foram consideradas inaptas.

Nos siga no Google Notícias