ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Projeto da taxa de lixo de 2019 chega à Câmara da Capital, diz prefeito

O contrato com a Solurb é de R$ 80 milhões, em média, valor que deve ser lançado nos boletos

Mayara Bueno | 08/11/2018 12:43
Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), durante entrevista à imprensa. (Foto: Mayara Bueno).
Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), durante entrevista à imprensa. (Foto: Mayara Bueno).

Chegou à Câmara Municipal de Campo Grande o projeto de lei sobre a taxa de lixo de 2019. Segundo o prefeito Marquinhos Trad (PSD), a medida foi apresentada nesta quinta-feira (dia 8) na Casa de Leis.

O vereador Eduardo Romero (Rede) confirmou que a mensagem foi lida no começo da sessão de hoje. Ele ainda não teve acesso ao conteúdo, pois o projeto ainda não foi distribuído. Contudo, ponderou que a proposta deve tratar apenas de adequações, como as isenções previstas a partir do ano que vem.

Anteriormente, o prefeito disse que não precisarão pagar a taxa de lixo os idosos e donos de terrenos sem construção. No primeiro caso, o motivo é que os idosos já são isentos do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e, o segundo desconto é porque o município entende que os proprietários já pagam para limpar os locais.

Este ano, a taxa gerou diversas reclamações em virtude dos altos valores do imposto. Na ocasião, a Prefeitura de Campo Grande determinou que os boletos não fossem pagos, para que uma nova tarifa, desta vez recalculada, fosse emitida. Os valores na 'segunda' taxa de lixo vieram bem abaixo do primeiro tributo.

Segundo o município, o contrato com a Solurb, que opera o serviço de recolhimento, gira em torno de R$ 80 milhões, valor que será lançado nos boletos. O tributo deve ser lançado no mesmo boleto que o IPTU vem, com vencimentos a partir do ano que vem.

Também em outra ocasião, o prefeito garantiu que a cobrança será da forma como foi aplicada este ano, mas no segundo boleto, quando os valores foram menores.

Nos siga no Google Notícias