ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Política

Projeto garante medidas de proteção para gestantes após o parto

Leonardo Rocha | 20/08/2017 16:17
Deputado Lídio Lopes (PEN), autor do projeto, ao lado de Pedro Kemp (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputado Lídio Lopes (PEN), autor do projeto, ao lado de Pedro Kemp (Foto: Victor Chileno/ALMS)

O projeto do deputado Lídio Lopes (PEN) garante uma série de medidas de proteção para gestantes, após o parto, nos hospitais de Mato Grosso do Sul. A intenção é evitar e coibir violência verbal ou física contra estas pacientes, praticados por médicos, equipe da unidade ou até acompanhantes e parentes.

A intenção é fixar 21 tipos de condutas que podem ser consideradas ofensivas, com as gestantes assim que dão a luz às crianças. Ele cita alguns exemplos, como não aplicar anestesia quando pedido, não permitir a entrada do pai do bebê para acompanhar as mães, a qualquer hora do dia, assim como outras ações para melhorar a sua permanência na unidade.

Ainda destaca que não se deve tratar a gestante de forma agressiva, grosseira ou fazendo algum tipo de deboche, também recriminá-la por chorar, ter medo ou dúvidas sobre o parto, assim como "fazer graça" com a mulher por qualquer característica do seu corpo, por exemplo, ou impedir que a mulher tenha acompanhamento na hora do parto.

A proposta ainda cita que qualquer procedimento precisa pedir a permissão à gestante, ou explicar por meio de palavras simples, a necessidade daquela ação para sua saúde. Também proíbe retirar da mulher, depois do parto, o direito de ter ao seu lado o filho, e fazer a devida amamentação, exceto nos casos que estes precisam de cuidados especiais.

Também recomenda informar a mulher com mais de 25 anos, com mais de dois filhos, sobre seu direito a realização da ligadura nas trompas, que será feito de forma gratuita nos hospitais públicos, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).

Cartilha - O projeto também autoriza a elaboração de um cartilha com os direitos das gestantes, que vai ter todas estas informações e regras, de linguagem acessível para população, principalmente aqueles com baixo nível de escolaridade. Cartazes também seriam fixados nas unidades, divulgando eventuais denúncias contra violência obstétrica.

A proposta segue para as comissões permanentes da Assembleia, para depois ser apreciada em duas votações pelos deputados. Caso seja aprovada, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias