A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

03/04/2012 11:55

Projeto proíbe cobrança de taxa de religação de água e luz

Marta Ferreira
O deputado Paulo Duarte, autor da proposta. (Foto: Arquivo)O deputado Paulo Duarte, autor da proposta. (Foto: Arquivo)

Projeto de lei apresentado à Assembleia Legislativa proíbe a cobrança da taxa de religação de serviços públicos de saneamento e de energia elétrica, nos casos em que houver corte de fornecimento por falta de pagamento. O projeto é de autoria do deputado Paulo Duarte (PT) e foi apresentado nesta terça-feira.

“Por questão de justiça, se o consumidor deixa de pagar a conta de água ou luz ele já sofre uma sanção que é o pagamento dos juros pelo atraso, então com a cobrança de uma taxa de religação ele estaria sendo penalizado em dobro”, justifica Duarte.

O deputado afirma que, em muitos casos, a concessionária chega a cobrar valores exorbitantes para que a religação seja feita no prazo máximo de 24 horas. “Tem situações em que a taxa é de 80 reais se o serviço for feito com urgência. Quantos milhões de reais as empresas ganham com esse tipo de cobrança, que não tem base legal nenhuma?”, questiona.

Duarte lembra, ainda, que existe um entendimento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul de que a cobrança da taxa é ilegal e abusiva. Em São Paulo, o Ministério Público também tem o mesmo parecer e já existem ações judiciais propondo a extinção dessa cobrança, lembra.

Assembleia vota prorrogação de adesão a fundo que regula incentivos fiscais
A prorrogação até 30 de dezembro do prazo para que empresas beneficiadas com incentivos fiscais concedidos pelo governo do Estado se inscrevam no Fad...
Governo do Estado investe R$ 9,2 milhões em infraestrutura em Caracol
Caracol vai receber mais de R$ 2,8 milhões em obras a serem executadas pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura e deputados federais e est...


parabens pela atitude!! espero que seja aprovado!!!
 
daniela rodrigues em 04/04/2012 01:05:52
Isto mesmo Sr. Pedro Braga, e nós que pagamos a conta em dia é que iremos pagar o custo desta religação de quem não pagou a conta em dia e foi cortado. Ou o Sr. acha que não custa para executar o serviço?
 
Marco Arthur em 03/04/2012 05:00:22
PARABENS, PAULO, POIS QUEM AJUDA AOS HUMILDES AJUDA A DEUS, E SERÁ COMPENSADO SEMPRE COM BOAS NOVAS, DEUS TE ENCAMINHE SEMPRE PARA BAIXO DAS ASAS DELE, E O CAMINHO SERÁ SEMPRE BRILHANTE, JUSTIÇA É DE DEUS E JESUS, ELES TE COMPENSARÃO.
 
PEDRO BRAGA em 03/04/2012 04:01:08
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions