ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Política

Projeto quer punir com cassação de aposentadoria servidores indisciplinados

Proposta do Executivo foi apresentada na última semana na Assembleia Legislativa

Tainá Jara | 31/08/2019 16:38
Estado tem 27 mil servidores aposentados (Foto: Divulgação/Governo do Estado)
Estado tem 27 mil servidores aposentados (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

Projeto de Lei nº 209/19, apresentado pelo Executivo estadual para apreciação dos deputados da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), estende as punições administrativas previstas para os servidores estaduais também aos aposentados. A cassação da aposentadoria está entre as penalidades previstas para os inativos indisciplinados.

A proposta altera o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Poder Executivo, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado, de 1990. O texto deve ficar com prazo aberto para conhecimento dos deputados e oferecimento de emendas até a próxima quarta-feira.

As alterações atingem 11 artigos do estatuto referentes a direito de petição, penalidade, apurações, processo disciplinar e julgamento. Conforme o texto o artigo 231, além da cassação de disponibilidade (demissão) do servidor, prevê a cassação de aposentadoria. O principal impacto é a inclusão no artigo 231 da previsão de cassação de aposentadoria.

A constitucionalidade de medidas como estas são alvo de discussões no Judiciário há anos. Em fevereiro do ano passado, o STF (Supremo Tribunal Federal), negou recurso e manteve a pena de cassação de aposentadoria imposta a um servidor público federal, abrindo precedentes para outros decisões deste tipo.

Atualmente, o governo do estado conta com quadro de cerca de 70 mil servidores estaduais, sendo 32.467 inativos, 27.377 aposentados e 5.090 pensionistas.

Nos siga no Google Notícias