A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 23 de Agosto de 2017

21/02/2017 15:00

Projeto quer tornar obrigatório exame para detectar trombofilia pelo SUS

Alberto Dias e Leonardo Rocha
Deputado Marcio Fernandes (PMDB), busca garantir a realização de exames para detectar a trombofilia. (Foto: Divulgação)Deputado Marcio Fernandes (PMDB), busca garantir a realização de exames para detectar a trombofilia. (Foto: Divulgação)

Projeto de lei apresentado nesta terça-feira (21) na Assembleia Legislativa busca garantir a realização de exames para detectar a trombofilia, em toda a rede pública de saúde. Conforme o texto, os estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde) ficariam obrigados a oferecer o exame, mediante solicitação médica.

"Esta é uma doença que está atingindo as mulheres independente da idade e este projeto buscar disponibilizar o exame como uma medida preventiva, até para evitar eventuais mortes no futuro", afirmou o autor da proposta, deputado estadual, Marcio Fernandes (PMDB). Em seu discurso, o peemdebista também relatou casos da doença, detectados inclusive em gestantes.

Por fim, ressaltou que o disgnóstico precoce significa "custo menor para o governo", com tratamento na fase inicial da doença. Ainda conforme o projeto, a prescrição de anticoncepcionais femininos também deveriam ser precedidas da realização deste exame, levando em consideração o histórico familiar da doença.

O PL apresentado hoje segue para análise das comissões permanentes, para depois ser votado em Plenário.

A doença - Trombofilia é uma doença relacionada ao entupimento de artérias que bloqueiam a passagem do sangue, formando coágulos em uma ou mais veias, localizadas da parte inferior do corpo, geralmente nas pernas, podendo afetar órgãos vitais como coração e pulmão.

Conforme estudos, as mulheres apresentam pré-disposição genética a desenvolve-la e o exame gratuito na rede pública "possibilitaria que elas pudessem tomar algumas medidas ao longo da vida para evitarem complicações", finalizou Marcio Fernandes.

Câmara adia de novo votação da PEC que cria distritão e fundo eleitoral
Após várias tentativas de votação nesta terça-feira (22), a análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/03, que altera o sistema político-e...
Câmara aprova parcelamento de dívidas de Estados e municípios com o INSS
A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira, 22, em plenário, a medida provisória 778/2017, que permite Estados e municípios parcelarem...
Votação da PEC do fim das coligações será retomada nesta quarta-feira
A Comissão Especial da PEC 282/2016, que propõe o fim das coligações partidárias e estabelece cláusula de barreira, teve que suspender o processo de ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions