ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Proposta quer prevenir gestantes sobre risco de dengue e zika vírus

Projeto tem uma série de medidas de orientação, assim como distribuição de repelentes de forma gratuita

Leonardo Rocha | 24/03/2018 09:57
Deputados Junior Mochi, autor do projeto e Mara Caseiro, durante sessão (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados Junior Mochi, autor do projeto e Mara Caseiro, durante sessão (Foto: Assessoria/ALMS)

O projeto apresentado pelo deputado Junior Mochi (MDB) prevê uma série de medidas para prevenir e orientar gestantes sobre os riscos da transmissão de dengue, zika vírus e chikungunya. A intenção da proposta é reduzir os casos para este público específico, em função da incidência da microcefalia nos bebês.

“Mato Grosso do Sul, principalmente Campo Grande, no ano de 2016, apresentou uma verdadeira explosão de casos de contaminação destas doenças. Dados da Secretaria de Saúde do município mostram que a cada 15 minutos surge um novo caso. Tem-se uma média de 113 casos por dia”, justificou o deputado.

Caberá às unidades públicas e particulares que prestam assistência de saúde a incluir os esclarecimentos sobre os riscos de contaminação às gestantes, em seus respectivos programas de pré-natal, tendo uma parte específica sobre a questão da microcefalia e como ocorre sua incidência nestes casos.

Uma das medidas de apoio será um levantamento das gestantes feitas por agentes comunitários de saúde, com as visitas nas residências para além de orientar e esclarecer dúvidas, também avaliar (agentes de endemias) se existem focos de mosquito da dengue. Estas equipes precisam passar por programas de capacitação para explicar todo este cenário ao morador.

A proposta também requisita que a rede pública de saúde faça a distribuição de repelentes, que devem seguir a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde). A matéria segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado pelos deputados em plenário. Se for aprovada, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias