ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Política

Puccinelli dá ultimato ao governo federal sobre ocupação de terras por kadiwéus

Paula Maciulevicius | 10/05/2012 16:49

Governador declarou que vai responsabilizar o governo federal se passar do prazo estabelecido por ele mesmo, para intervir na retomada

“Se não acontecer qualquer mobilização, vou responsabilizar o governo federal de não tomar atitudes”, disse governador. (Foto: Minamar Junior)
“Se não acontecer qualquer mobilização, vou responsabilizar o governo federal de não tomar atitudes”, disse governador. (Foto: Minamar Junior)

O governador André Puccinelli (PMDB) declarou na manhã desta quinta-feira que vai responsabilizar o governo federal se o órgão passar do prazo estabelecido por ele mesmo, para intervir na questão de retomada indígena dos kadiwéus.

“O prazo limite é maio, o mês que estamos. Se não acontecer qualquer mobilização, vou responsabilizar o governo federal de não tomar atitudes, de não prover recursos, de não mandar dinheiro através da Funai para atender”, disse.

O governador solicitou por meio de ofício, ao ministro José Eduardo Martins Cardozo, a presença imediata de forças federais, devido ao clima de insegurança que domina a região onde 12 fazendas estão sendo retomadas por kadiwéus de Corumbá e Porto Murtinho e também quanto ao fechamento de rodovia pelos guaranis em Dourados.

Puccinelli mostrou ter pressa na intervenção das forças federais por receio de embargo da carne sul-mato-grossense. “Porque estamos tendo vacinação. Eu tenho que vacinar, vem missão russa para cá e se vê essa balbúrdia aqui? Embarga Mato Grosso do Sul e quem é que vai ressarcir o prejuízo de não exportar a carne?”, questiona o governador.

O governador explicou pediu no primeiro momento, para o ministro da Justiça, Força Nacional e para o Exército daqui, porque constitucionalmente, a obrigação de cuidar de indígena é da Funai.

“É uma fundação que até agora se mostrou imprestável. Não trabalha, Qual é o projeto que a Funai pôs lá? E o milho que produzia e não produz? E a soja? Então vamos produzir pelo menos mandioca. Na força ninguém consegue tirar qualquer coisa do André Puccinelli”, destacou.

O Campo Grande News entrou em contato com o Ministério da Justiça sobre o ofício enviado por Puccinelli, mas ainda não obteve resposta.

Nos siga no Google Notícias