ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Resultado: boletim de urna pode ser conferido por qualquer eleitor; veja como

Conferência dos votos por seção pode ser feita por aplicativo Boletim na Mão, da Justiça Eleitoral

Gabriela Couto | 30/10/2022 15:32
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Simulação de espelho do BU (Boletim de Urna) durante testes do Tribunal Regional Eleitoral. (Foto: Gabriela Couto)
Simulação de espelho do BU (Boletim de Urna) durante testes do Tribunal Regional Eleitoral. (Foto: Gabriela Couto)

Qualquer cidadão pode conferir os fotos das seções eleitorais por meio do BU (Boletim de Urna) disponibilizado pelo aplicativo Boletim na Mão, da Justiça Eleitoral. O acesso é feito por meio de leitura do QR Code disponível em cada extrato emitido pela urna eletrônica ao encerramento da votação. O acesso é rápido e digitalizado aos conteúdos dos BUs impressos.

Mesários, auxiliares, fiscais de partidos e eleitores de todo o país podem constatar a lisura das eleições ao realizar a verificação da correspondência com os resultados totalizados e divulgados na internet pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Os dados estarão disponíveis no aplicativo que pode ser baixado no celular gratuitamente nas lojas Google Play e App Store.

 Os resultados do segundo turno das Eleições 2022 para governador ou presidente da República também podem ser conferidos na página disponível no Portal do TSE. Já pelo aap, use a câmera do celular para fazer a leitura do QR Code existente no BU. O app guardará a imagem gerada, com todos os números registrados naquele BU, automaticamente no aparelho.

Será possível ainda compartilhar os BUs lidos com outras pessoas por diversas plataformas. E o melhor de tudo, para realizar a leitura do QR Code impresso no Boletim de Urna não é preciso conexão com a internet. A conexão será exigida apenas no momento de visualizar o primeiro conteúdo do boletim lido.

Nos siga no Google Notícias