ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 34º

Política

Riedel vê no PP alinhamento de valores e projeto para o País

Governador discursou pela primeira vez como integrante do Partido Progressista em convenção em Brasília

Por Fernanda Palheta | 19/08/2025 10:48
Riedel vê no PP alinhamento de valores e projeto para o País
Governador Eduardo Riedel (PP), ao lado a senadora Tereza Cristina (PP), e o senador Ciro Nogueira (PP), na convenção do PP (Foto: Divulgação/ Assessoria)

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, discursou pela primeira vez como integrante do Partido Progressista na manhã desta terça-feira (19), durante a convenção partidária da legenda, em Brasília. A troca do PSDB pelo PP foi justificada pelo alinhamento dos valores e pelas mudanças no cenário político nacional, que diminuíram o protagonismo tucano diante da polarização brasileira.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, oficializou sua filiação ao Partido Progressista (PP) durante convenção partidária em Brasília. Em seu primeiro discurso como membro da legenda, Riedel justificou a saída do PSDB citando mudanças no cenário político nacional e alinhamento de valores com o novo partido. A transição marca uma guinada à direita do governador, que já demonstrava aproximação com o ex-presidente Jair Bolsonaro. A senadora Tereza Cristina e o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, celebraram a chegada de Riedel, destacando seu potencial para fortalecer o partido nas eleições de 2026.

“O Brasil mudou, está em um momento crítico de decisão dos seus rumos. Eu me sinto muito confortável de vir ao PP e encontrar um grupo de lideranças políticas que carregam dentro dos seus valores diretrizes essenciais, os mesmos que eu carrego e aprendi a ter na minha vida pública, e exemplifico isso na minha condução em Mato Grosso do Sul”, disse.

Riedel vê no PP alinhamento de valores e projeto para o País
Governador Eduardo Riedel oficializou filiação do PP nesta terça-feira (Foto: Divulgação/ Assessoria)

“Queria deixar uma mensagem de determinação em relação ao que nos move na política, que é o propósito. Esse processo foi um processo debatido, discutido. Venho para o PP com a tranquilidade e segurança de que estaremos unidos em torno de um propósito para o Brasil”, completou.

Riedel destacou o comprometimento com as diretrizes do novo partido, citando a atuação na administração estadual. “Quando a gente fala de um Estado que não aumentou o ICMS e busca de maneira permanente a eficiência como forma de entregar mais para a sociedade; quando a gente aplica 15,3% da receita em investimento e, mesmo na dificuldade financeira, evitamos a discussão sobre aumento de imposto, trabalhando na qualidade do gasto, a gente está falando de uma agenda necessária para o Brasil”, defendeu.

O governador já vinha dando sinais da sua guinada à direita com a aproximação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em maio, usou as redes sociais para defender a anistia parcial para os réus dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, com a adoção de critérios que levem em conta a gravidade de cada caso.

No mês passado, criticou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que determinou a prisão domiciliar de Bolsonaro. Também nas redes sociais, Riedel classificou a medida como “excesso judicial” e alertou para riscos de aumento da instabilidade política no país.

Riedel ainda agradeceu ao PSDB pelos 20 anos de filiação, partido pelo qual disputou uma eleição pela primeira vez em 2022.

Durante a abertura da convenção progressista, a senadora Tereza Cristina (PP) deu boas-vindas ao conterrâneo. Segundo ela, a chegada de Riedel fortalece o PP em Mato Grosso do Sul para a disputa das eleições de 2026.

“Nós nos conhecemos, nos respeitamos há muitos anos, e eu sei, fundamentada por esse longo convívio, que a filiação do governador ao Progressista é uma contribuição fundamental ao fortalecimento do nosso partido em Mato Grosso do Sul e no Brasil. Não apenas com planos estaduais e regionais, mas acena ao nacional com o reconhecimento positivo que o Eduardo tem na sua administração à frente do governo de Mato Grosso do Sul. A marca do governador Riedel é o compromisso com a prosperidade, e isso faz todo o sentido com o Progressista”, disse Tereza.

“As próximas eleições serão muito difíceis, mas no meu estado eu tenho certeza de que nós faremos uma bancada de deputados federais comprometidos com a ideologia do nosso partido”, completou.

Riedel vê no PP alinhamento de valores e projeto para o País
Autoridades sul-mato-grossenses na convenção nacional do PP; da esqueda para direita presidente da Famsul, Marcelo Bertoni; governador Eduardo Riedel (PP); senadora Tereza Cristina; Marco Aurelio Santullo (PP); secretário estadual de governo, Rodrigo Perez, vereador de Campo Grande Riverton Francisco de Souza, o Professor Riverton (PP), e o presidente da Assembleia, deputado Estadual Gerson Claro (PP) (Foto: Divulgação/ Assessoria)

O presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, também reconheceu o legado de Riedel no encontro. “Será uma grande estrela dos Progressistas a nível de país. Tenho certeza de que a sua gestão será um exemplo para todos nós, e nós queremos levar para o Brasil inteiro seu exemplo”, finalizou.

Lideranças sul-mato-grossenses estiveram na convenção para prestigiar a oficialização da filiação de Riedel ao PP. Da bancada federal marcaram presença o senador Nelsinho Trad e os deputados federais Luiz Ovando (PP), Dagoberto Nogueira (PSDB) e Geraldo Resente (PSDB). A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes também foi a Brasília para o ato, além do secretário estadual de governo, Rodrigo Perez, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro (PP), o vereador de Campo Grande Riverton Francisco de Souza, o Professor Riverton (PP), e o presidente da Famasul, Marcelo Bertoni.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.