ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Senador de MS se encontra com líder da Coreia do Norte para estreitar relações

Pedro Chaves participa de delegação do Senado que acompanha debates entre presidentes das Coreias do Norte e do Sul visando um tratado de paz

Humberto Marques | 28/04/2018 17:45
Chaves integra comitiva brasileira que discute aproximação com o governo da Coreia do Norte. (Foto: Divulgação/Assessoria)
Chaves integra comitiva brasileira que discute aproximação com o governo da Coreia do Norte. (Foto: Divulgação/Assessoria)

Integrante da comitiva brasileira que visita a Península da Coreia, o senador Pedro Chaves (PSC) se reuniu nesta sexta-feira (27) com o líder em exercício da Coreia do Norte, An Tong Chun, vice-presidente da Assembleia Suprema –equivalente ao Congresso Nacional– daquele país. O encontro teve por objetivo discutir a aproximação dos dois países por meio de intercâmbios entre o parlamento e a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional do Senado brasileiro.

Chun responde pela presidência da Coreia por conta da viagem de Kin Jong-un à Cúpula dos Líderes, ao lado do presidente sul-coreano Moon Jae-in –o encontro entre os líderes nesta semana, na zona desmilitarizada na fronteira entre os dois países, foi tratado com um dos principais fatos históricos dos últimos anos, já que os países vivem em constante tensão militar.

A Coreia do Norte é considerada um dos países mais reclusos do mundo, onde a presença de estrangeiros é restrita. Ao mesmo tempo, o governo de Kin preocupa por declarações polêmicas direcionadas a potências militares e que insinuam que o país detém armamento nuclear.

A Cúpula dos Líderes tem entre seus objetivos justamente a discussão da desnuclearização da Península Coreana e a abertura de diálogo entre os países, incluindo China e Estados Unidos.

“Esse é um momento histórico para todo o mundo e que abre caminho para a negociação de um tratado de paz”, avaliou Chaves, que é membro titular da Comissão de Relações Exteriores. O senador Fernando Collor (PTC-AL), presidente do colegiado, também acompanha a comitiva na cúpula.

Nos siga no Google Notícias