A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

06/10/2012 10:35

TRE sorteia urnas para votação paralela em Mato Grosso do Sul

Fabiano Arruda e Luciana Brazil
Servidor do TRE coloca urna substituta, que será levada para Anastácio, em helicóptero da PRF. (Foto: Simão Nogueira)Servidor do TRE coloca urna substituta, que será levada para Anastácio, em helicóptero da PRF. (Foto: Simão Nogueira)

O TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) sorteou, na manhã deste sábado, véspera das eleições municipais, as duas urnas que serão utilizadas para o processo de auditoria conhecido como votação paralela.

O sorteio, cerimônia pública, foi acompanhado por representantes da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) e do Ministério Público.

As urnas sorteadas são de Campo Grande e de Anastácio. Os equipamentos serão buscados pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) para serem trazidas para a sede do TRE.

Nesta manhã, um helicóptero da PRF foi deslocado para Anastácio para buscar a urna. Os dispositivos eletrônicos, retirados das cidades, serão substituídos.

Os aparelhos chegam à sede do órgão neste sábado, ficam lacrados e dentro de um cofre da PRF até amanhã (7), segundo explica o juiz de Direito, Olivar Augusto Coneglian.

A votação paralela ocorre neste domingo das 8h às 17h, simultânea à votação. O procedimento simula votos manuais e também na urna, acompanhado por três filmadoras que ficarão acima de cada equipamento para identificar possíveis problemas.

Ao final são conferidos os números de votação a fim de comparar os dados manuais com o das urnas. Ainda segundo o magistrado, o ato é para garantir e atestar que os aparelhos estejam em perfeitas condições de funcionamento.

“Tem candidato que se perde a eleição diz que a urna está viciada”, afirmou Olivar.

Justiça proíbe circulação de carros a abertura de supermercado nas eleições
As eleições municipais terão de proibição de circulação de carros a funcionamento de supermercado em municípios de Mato Grosso do Sul. Em Chapadão do...
TRE alerta para mudanças em locais de votação
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) está alertando os eleitores sobre alterações de locais de votação. No próximo domingo (7...
Interrogatório de Lula na Operação Zelotes é marcado para fevereiro de 2018
A Justiça Federal em Brasília marcou para o dia 20 de fevereiro de 2018 os interrogatórios do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu filho ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions