ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

TSE usa propaganda e "simulador" para orientar sobre votos ao Senado

Eleitores terão que escolher seis candidatos nesta eleição, sendo dois para disputa ao Senado

Leonardo Rocha | 24/09/2018 12:31
Simulador de urna eletrônica é uma das alternativas para orientar eleitores (Foto: Reprodução - TSE)
Simulador de urna eletrônica é uma das alternativas para orientar eleitores (Foto: Reprodução - TSE)

A Justiça Eleitoral está criando canais para divulgar aos eleitores que cada um terá que escolher seis candidatos nesta eleição, tendo dois votos para Senado em todos os estados. Além da propaganda na televisão, foi criado no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), um “simulador de urna eletrônica” para que todos pratiquem a ordem de votação.

Em Mato Grosso do Sul são 13 candidatos ao Senado, em disputa de duas vagas. Os próprios postulantes ao cargo estão tendo cuidado de divulgar durante as reuniões, eventos e até no programa eleitoral, que serão dois votos para senadores que cada eleitor na urna eletrônica.

A intenção é deixar o eleitor informado que ele terá escolher seis candidatos: deputado federal, deputado estadual, primeiro e segundo candidato ao Senado, governador e presidente, seguindo esta ordem de votação no dia 7 de outubro. Se houver segundo turno (28), pode ter as opções para governo e presidente.

Para orientar os eleitores, algumas ações estão sendo feitas pelo TSE, como a divulgação de propagandas na televisão, com a apresentação da ordem de votação, assim como o “simulador” da urna eletrônica, que está disponível no site da instituição.

O simulador coloca números de candidatos fictícios para que o eleitor faça o “treinamento” e saiba inclusive a ordem de votação, levando sua “colinha” no dia do pleito. O software também permite a simulação da votação no exterior, para aqueles eleitores brasileiros que residem fora do País.

Nos siga no Google Notícias