ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Unificação de impostos em reforma simplifica tributos, avaliam deputados

Deputados comentaram sobre projeto de reforma tributária que está em análise no Congresso Nacional

Leonardo Rocha | 25/05/2019 18:12
Deputados João Henrique Catan (PR) e Carlos Alberto David (PSL), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputados João Henrique Catan (PR) e Carlos Alberto David (PSL), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Os deputados estaduais são a favor da unificação de impostos, incluindo o ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços), porque entemde que simplifica o sistema. Esta proposta está na reforma tributária em análise no Congresso Nacional. O projeto já teve até aprovação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara Federal.

A proposta apresentada pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP), prevê a unificação dos impostos: PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS, por um único tributo que se chamaria IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), que terá o valor agregado. A intenção é simplificar e tornar mais transparente a cobrança em nível nacional.

“O governo federal inclusive já demonstrou simpatia com o projeto e depois vai enviar o seu sobre tributos federais. A ideia de unificar os tributos e simplificar o processo é sempre bem vinda”, disse o deputado Carlos Alberto David (PSL), que espera que no futuro também se reduza a carga tributária.

Para Márcio Fernandes (MDB) seria “ideal” simplificar os impostos, para facilitar a vida do empresário e cidadão, mas também espera que se reduzam os valores cobrados. “A população não aguenta mais pagar imposto, por isso se precisa da reforma”.

João Henrique Catan (PR) ainda elogiou que a proposta tenha saído do Congresso Nacional. “Isto mostra o protagonismo do Parlamento, tendo nesta situação o governo federal como colaborador e não dono do projeto”. Ele ainda cita que hoje o empresário não consegue entender a carga tributária. “Simplificar para quem está pagando”.

Recepção – O governo federal se mostrou favorável à proposta que está no Congresso. Em audiência com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), o secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, inclusive disse que o Planalto apoiar o projeto, mas que tem a intenção de em breve apresentar seu projeto de reforma tributária.

Nos siga no Google Notícias