ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 32º

Política

Vereadores fazem mutirão para conscientizar população contra a dengue

Fabiano Arruda e Mariana Lopes | 23/01/2013 09:39
Ação dos vereadores foi realizada no bairro Noroeste. (Foto: João Garrigó)
Ação dos vereadores foi realizada no bairro Noroeste. (Foto: João Garrigó)

Pelo menos 19 vereadores de Campo Grande percorrem nesta manhã o bairro Noroeste em mutirão para conscientizar a população sobre a importância de manter o quintal das residências limpos no combate à dengue.

Com mais de 9 mil casos, a doença provocou uma epidemia na Capital neste início de ano, o que motivou decreto de emergência pela Prefeitura.

Os parlamentares abordam moradores casa por casa. Além do diálogo, entregam panfletos informativos com orientações no combate à dengue.

O mutirão conta com um caminhão, viabilizado por meio de parceria com o Sindpetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo e Lubrificantes de Mato Grosso do Sul), para recolher o lixo.

Segundo o vereador Eduardo Romero (PTdoB), uma das principais intenções da ação é mudar o comportamento. Ele destacou que orientou moradores a evitar deixar acumulado o lixo em frente das casas e que é preciso se atentar ao cronograma de limpeza nos bairros.

“Isso tem que ser muito bem explicado. Não adianta colocar o lixo fora da casa e deixar”, afirmou.

Parlamentares conversaram com moradores e entregaram materiais educativos.
Parlamentares conversaram com moradores e entregaram materiais educativos.

Para o vereador Vanderlei Cabeludo (PMDB), a questão de combate à dengue tem aspecto cultural. Conforme o peemedebista, as pessoas têm informação, sabem o que precisa ser feito, no entanto, não “colocam em prática”.

“Dentro de casa é a pessoa que sabe onde está a sujeira. Ela faz muito melhor do que dez agentes (de saúde)”, destacou.

Observando a atuação dos parlamentares nas ruas do bairro, a aposentada Maria Corrêa da Silva, de 63 anos, elogiou. “A pessoa tem que ter limpeza na casa. Sou fraquinha, mas meu quintal é limpinho. A limpeza conserva muita coisa; até a vida”.

O presidente do Legislativo, Mário César (PMDB), comentou que as próximas ações a serem executadas pelos vereadores ainda abordarão a dengue e devem percorrer bairros populosos de Campo Grande. Segundo ele, os locais ainda serão definidos pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Ação contou com um caminhão para recolher lixo.
Ação contou com um caminhão para recolher lixo.
Nos siga no Google Notícias