ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Política

Vivo na Capital, PSD fracassou na disputa por prefeituras do interior

Partido perdeu Naviraí, a única cidade que administrava em Mato Grosso do Sul

Aline dos Santos | 05/10/2016 13:59
Resultado das urnas foi bem diferente para PSDB e PSD em Mato Grosso do Sul. (Foto: Marcos Ermínio)
Resultado das urnas foi bem diferente para PSDB e PSD em Mato Grosso do Sul. (Foto: Marcos Ermínio)

Em duelo pela prefeitura de Campo Grande no segundo turno, PSDB e PSD vivem ascensão após as eleições do último domingo no cenário nacional. Mas as semelhanças se acabam quando a análise é sobre Mato Grosso do Sul.

Enquanto o PSDB passou de 12 para 36 prefeituras, com crescimento de 200%, o PSD terminou o primeiro turno sem conquistar o comando de nenhum município de Mato Grosso do Sul.

Nestas eleições, o PSDB teve 56 candidatos a prefeito e venceu em cidades como Três Lagoas e Corumbá. Em Campo Grande, a tucana Rose Modesto segue na disputa, que termina em 30 de outubro.

Na última segunda-feira (dia 3), os números do avanço tucano foram apresentados pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

O partido conquistou 426 mil votos, que corresponde a 22% do eleitorado de 1.875.869 pessoas no Estado. Segundo o governador, o aumento na quantidade de eleitores é de 232% em relação a 2012, quando 128 mil confiaram o voto ao PSDB.

Em situação oposta, o PSD não teve vitória e perdeu o comando de Naviraí, a sua única prefeitura.

Ao todo, foram lançados candidatos a prefeito em seis cidades: Campo Grande, Cassilândia, Iguatemi, Juti, Naviraí e Três Lagoas.

“O PSD é um partido ainda em formação no Estado. Na verdade, sabíamos da dificuldade de todas elas. Boa parte dos candidatos não tinha tradição política. Em Naviraí, o Leo foi a surpresa”, diz o presidente estadual do PSD, Antônio Lacerda.

Em Naviraí, o prefeito Léo Matos teve 23,84% e foi derrotado por José Izauri de Macedo (DEM), eleito com 76,16% dos votos.

Agora, todas as apostas do partido se voltam para Marquinhos Trad, que tenta se eleger prefeito de Campo Grande, a cidade mais populosa e rica do Estado.

No cenário nacional, levantamento do G1 mostra crescimento de 15,6% do PSDB, que passou de 686 para 793 prefeituras. O PSD teve avanço de 8,9%, subindo de 495 para 539 prefeituras.

Nos siga no Google Notícias