A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 19 de Agosto de 2017

05/10/2016 13:59

Vivo na Capital, PSD fracassou na disputa por prefeituras do interior

Partido perdeu Naviraí, a única cidade que administrava em Mato Grosso do Sul

Aline dos Santos
Resultado das urnas foi bem diferente para PSDB e PSD em Mato Grosso do Sul. (Foto: Marcos Ermínio)Resultado das urnas foi bem diferente para PSDB e PSD em Mato Grosso do Sul. (Foto: Marcos Ermínio)

Em duelo pela prefeitura de Campo Grande no segundo turno, PSDB e PSD vivem ascensão após as eleições do último domingo no cenário nacional. Mas as semelhanças se acabam quando a análise é sobre Mato Grosso do Sul.

Enquanto o PSDB passou de 12 para 36 prefeituras, com crescimento de 200%, o PSD terminou o primeiro turno sem conquistar o comando de nenhum município de Mato Grosso do Sul.

Nestas eleições, o PSDB teve 56 candidatos a prefeito e venceu em cidades como Três Lagoas e Corumbá. Em Campo Grande, a tucana Rose Modesto segue na disputa, que termina em 30 de outubro.

Na última segunda-feira (dia 3), os números do avanço tucano foram apresentados pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

O partido conquistou 426 mil votos, que corresponde a 22% do eleitorado de 1.875.869 pessoas no Estado. Segundo o governador, o aumento na quantidade de eleitores é de 232% em relação a 2012, quando 128 mil confiaram o voto ao PSDB.

Em situação oposta, o PSD não teve vitória e perdeu o comando de Naviraí, a sua única prefeitura.

Ao todo, foram lançados candidatos a prefeito em seis cidades: Campo Grande, Cassilândia, Iguatemi, Juti, Naviraí e Três Lagoas.

“O PSD é um partido ainda em formação no Estado. Na verdade, sabíamos da dificuldade de todas elas. Boa parte dos candidatos não tinha tradição política. Em Naviraí, o Leo foi a surpresa”, diz o presidente estadual do PSD, Antônio Lacerda.

Em Naviraí, o prefeito Léo Matos teve 23,84% e foi derrotado por José Izauri de Macedo (DEM), eleito com 76,16% dos votos.

Agora, todas as apostas do partido se voltam para Marquinhos Trad, que tenta se eleger prefeito de Campo Grande, a cidade mais populosa e rica do Estado.

No cenário nacional, levantamento do G1 mostra crescimento de 15,6% do PSDB, que passou de 686 para 793 prefeituras. O PSD teve avanço de 8,9%, subindo de 495 para 539 prefeituras.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions