ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Votação de projeto que muda divisa com Goiás é adiada

Redação | 26/06/2008 09:31

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara federal, retirou da pauta de votação o Projeto de Lei que estabelece novos limites na divida de Mato Grosso do Sul com Goiás.

Agora uma definição sobre o assunto ficará para depois do recesso parlamentar. Os dois estados disputam uma área de 16 mil hectares, que rende tributos relativos a produção de soja e algodão.

A revisão de limites é defendida por Goiás, que reivindica a região como área originalmente goiana. O motivo da disputa, na verdade, é o fato de hoje os impostos referentes a essa parte do território são arrecadados pela receita sul-mato-grossense.

O projeto de lei é de autoria do deputado federal Leandro Vilela (PMDB-GO), e estabelece regras a demarcação.

A discussão é antiga, começou com a criação de Mato Grosso do Sul em 77.

Em entrevista ao site UOL, o deputado citou um tratado de 27 de agosto de 1973, o qual estabelece que a divisa entre então o antigo Mato Grosso e Goiás seguiria, em linha reta, da nascente do rio Aporé até a nascente do rio Araguaia, pela Serra do Caipó. \"Ocorre que não existe serra entre as duas nascentes, tornando imensamente difícil estabelecer a divisa\", disse ao site.

Caso a proposta seja aprovada, Mato Grosso do Sul perderia boa parte da área de lavoura, ficando com uma parte do Parque Nacional das Emas.

A bancada sul-mato-grossense já entrou na briga contra o projeto. Entre os argumentos está um acordo entre os governadores dos dois estados, firmado em 1987 que determinou a divisa da forma como é atualmente.

Nos siga no Google Notícias