ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Fábio Trad debate projetos de ampliação de com a violência contra a mulher

Francisco Júnior | 15/03/2014 10:31
Fábio Trad durante evento no MPE, (Foto: Divulgação)
Fábio Trad durante evento no MPE, (Foto: Divulgação)

O deputado federal Fábio Trad (PMDB) participou ontem (14) do lançamento lançamento da campanha do Ministério Público de Mato Grosso do Sul “Quebre o Silêncio” para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.

Na ocasião, além de traçar um panorama histórico e cultural do que ele define como “epidemia social”, Trad detalhou os projetos em tramitação e os já aprovados na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania que aperfeiçoam a Lei Maria da Penha que aumentou o rigor das punições contra os agressores.

A “epidemia social” da violência doméstica contra a mulher foi demonstrada por Fábio Trad com dados da Fundação Perseu Abramo, reveladores de que há cada dois minutos uma mulher é espancada no Brasil, estatística que coloca o Pais como o 7º mais violento do mundo.

Entre 1980 e 2010, 92 mil mulheres foram assassinadas no Brasil, das quais somente 43.700 na última década. “ Não há dúvida de que tal bárbarie confirma, pela forma mais cruel, o feminicídio, ou seja, a banalização de gênero, o que significa, em última e perversa instância, que a mulher é assassinada tão somente por ser mulher”, destacou o parlamentar.

Na avaliação de Trad, a União, os Estados e os municípios “ têm a responsabilidade social e o deve moral de articular, permanentemente, suas políticas e práticas em defesa das mulheres ante todas as vulnerabilidades e anacronismos absolutamente cruéis, como os que violam sua integridade e dizimam suas vidas”.

O vice-presidente da CCJ admitiu que o Legislativo “avança muito lentamente na construção de uma estrutura legal adequada”. Tanto assim que das 215.188 proposições em diferentes estágios de tramitação na Câmara Federal, apenas 1.718, 0,8%, se referem diretamente às mulheres ou política de gênero. Este percentual salta para 1,85% em relação as propostas integralmente.

Apesar destes entraves Fábio Trad destacou que na semana passada a CCJ deliberou sobre projetos importantes, como a aprovação em caráter conclusivo do projeto da deputada Dalva Figueiredo,torna ação penal pública e incondicional todos os crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher. A medida evitar que as vítima, sob ameaça dos agressores, acabem retirando o boletim de ocorrência da violência, impedindo o prosseguido do o inquérito policial. Também foi aprovada a proposta que mantém a tipificação como estupro dos casos de relações sexuais praticadas com menores, mesmo sob alegação de que houve consentimento da vítima.

Fábio Trad se colocou a disposição dos membros do Ministério Público para encampar propostas que ajudem no aperfeiçoamento da legislação e ajudem na proteção à mulher vítima da violência e punição aos agressores.

Nos siga no Google Notícias