ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Direto das Ruas

Alternativas ao Hospital da Criança não têm pediatras, dizem conveniados

Zana Zaidan | 05/07/2014 14:16

Dois dos três hospitais onde atuam pediatras que atendem pela Unimed não têm profissionais da área disponíveis. A reclamação é de mães que procuraram o Campo Grande News, depois que São Lucas e o Prontomed, da Santa Casa, foram apontados como alternativas ao Hospital da Criança, que deve romper o convênio com a Unimed a partir de 11 de julho.

Mãe de gêmeos de 2 anos, uma servidora pública, de 37, que preferiu não ter o nome identificado, conta a “peregrinação” feita para conseguir um pediatra, mesmo com plano de saúde particular. “Há 20 dias ligo diariamente no Prontomed e não, é raro ter. Na segunda-feira, posso afirmar que não tinha de manhã e a tarde”, afirma. A reportagem ligou no Prontomed, onde informaram que um pediatra está de plantão na tarde de hoje (5), mas não deve atender à noite.

Sobre o São Lucas, a reclamação é a mesma. “Só tem um pediatra e demora mais de 3 horas para ser atendido, é superlotado”, diz a servidora.

“Vai virar uma caos. Ainda mais nessa época do ano, com mais casos de gripe. Pior com gêmeos, porque se um fica gripado, ficam os dois”, comenta sobre a possibilidade de o Hospital da Criança, referência no atendimento pediátrico com planos de saúde, romper o convênio com a Unimed.

SUS - A postura da mãe diante da falta de pediatras nos hospitais que atendem particular, conta ela, é recorrer aos postos de saúde, uma das consequências do rompimento e que deve constribuir com o “inchaço” da rede pública.

Hoje, a Capital enfrenta uma crise no setor, e não consegue preencher o quadro de médicos necessário para atender à demanda.

Uma das três unidades de saúde 24 horas disponibilizam pediatras durante o dia, nos bairros Coronel Antonino, Universitário e Vila Almeida. Já no período noturno, seis unidades ficam com cinco pediatras em cada uma.

Convênio – Até o vencimento do contrato entre Unimed e Hospital da Criança, no dia 11 de julho, o atendimento pediátrico segue normal. A empresa aponta o São Lucas e o Prontomed como alternativa aos conveniados, caso o convênio não seja renovado, mas não comenta a reclamação de que as duas unidades não seriam suficientes para atender à demanda de pacientes.

Nos siga no Google Notícias