A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

05/07/2014 14:16

Alternativas ao Hospital da Criança não têm pediatras, dizem conveniados

Zana Zaidan

Dois dos três hospitais onde atuam pediatras que atendem pela Unimed não têm profissionais da área disponíveis. A reclamação é de mães que procuraram o Campo Grande News, depois que São Lucas e o Prontomed, da Santa Casa, foram apontados como alternativas ao Hospital da Criança, que deve romper o convênio com a Unimed a partir de 11 de julho.

Mãe de gêmeos de 2 anos, uma servidora pública, de 37, que preferiu não ter o nome identificado, conta a “peregrinação” feita para conseguir um pediatra, mesmo com plano de saúde particular. “Há 20 dias ligo diariamente no Prontomed e não, é raro ter. Na segunda-feira, posso afirmar que não tinha de manhã e a tarde”, afirma. A reportagem ligou no Prontomed, onde informaram que um pediatra está de plantão na tarde de hoje (5), mas não deve atender à noite.

Sobre o São Lucas, a reclamação é a mesma. “Só tem um pediatra e demora mais de 3 horas para ser atendido, é superlotado”, diz a servidora.

“Vai virar uma caos. Ainda mais nessa época do ano, com mais casos de gripe. Pior com gêmeos, porque se um fica gripado, ficam os dois”, comenta sobre a possibilidade de o Hospital da Criança, referência no atendimento pediátrico com planos de saúde, romper o convênio com a Unimed.

SUS - A postura da mãe diante da falta de pediatras nos hospitais que atendem particular, conta ela, é recorrer aos postos de saúde, uma das consequências do rompimento e que deve constribuir com o “inchaço” da rede pública.

Hoje, a Capital enfrenta uma crise no setor, e não consegue preencher o quadro de médicos necessário para atender à demanda.

Uma das três unidades de saúde 24 horas disponibilizam pediatras durante o dia, nos bairros Coronel Antonino, Universitário e Vila Almeida. Já no período noturno, seis unidades ficam com cinco pediatras em cada uma.

Convênio – Até o vencimento do contrato entre Unimed e Hospital da Criança, no dia 11 de julho, o atendimento pediátrico segue normal. A empresa aponta o São Lucas e o Prontomed como alternativa aos conveniados, caso o convênio não seja renovado, mas não comenta a reclamação de que as duas unidades não seriam suficientes para atender à demanda de pacientes.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions