A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

03/09/2010 14:40

Baixa oferta de gado aumenta preço pago pela carne em MS

Redação

A demanda de carne bovina no período de entressafra não está sendo atendida por conta dos constantes abates de fêmeas há cerca de três anos, segundo informações da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). Por conta disso, o preço da arroba e o valor pago pelo consumidor tem apresentado elevação.

O valor da arroba do boi pago ao produtor apresentou aumento de 5,95% em Mato Grosso do Sul, chegando a R$ 84 na média dessa semana. Já o consumidor, precisa desembolsar mais, por conta do aumento de 20% no preço da carne bovina.

De acordo com a CNA, não há previsão de mudança do quadro, pois é grande a falta de boi para abate. A situação só deve ser revertida em um período de quatro a cinco anos para recuperar patamares já atingidos na reserva de gado.

O Brasil conta atualmente com 180 milhões de cabeças de gado. Há cinco, o rebanho era de 206 milhões de animais.

"O percentual de abate de fêmeas chegou a 47% há cinco anos, sendo que atualmente fica em torno de 27%", compara Antenor Nogueira, presidente do Fórum da Pecuária de Corte da CNA.

Antenor acrescenta que o produtor precisou se desfazer das matrizes para compensar a pior crise vivida pelo setor em 50 anos.

Escassez

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions