A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

19/11/2008 18:27

Embrapa Oeste realiza seminário de agroecologia amanhã

Redação

A partir de amanhã, a Embrapa Agropecuária Oeste, localizada em Dourados, vai sediar o 2º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul. Entre os temas que serão tratados no seminário está a "conversão agroecológica".

Segundo o pesquisador e presidente da comissão organizadora do evento, Milton Parron Padovan, o processo de mudança do modelo de agricultura convencional - predominantemente praticado pelos agricultores - para a adoção de princípios agroecológicos não se viabiliza apenas ao deixar de usar insumos químicos para usar os orgânicos, biológicos ou afins.

O pesquisador destaca que a conscientização de que a agroecologia é capaz de proporcionar melhorias na qualidade de vida da família é fundamental, através de processos de produção mais harmônicos com o meio ambiente, com maiores possibilidades de garantir a segurança alimentar, assim como a geração de renda, pois um dos princípios básicos é a diversificação de cultivos e criações.

As mesas-redondas que fazem parte do programa do seminário incluem temas como: conversão agroecológica, processos organizacionais em rede, comércio justo e solidário e sistemas participativos de garantia.

Entre os temas das oficinas estão: compostagem e vermicompostagem, biofertilizantes, adubação verde, planejamento da produção e consumo saudável de alimentos; produção caseira de defensivos orgânicos e recuperação de áreas degradadas através de sistemas agroflorestais.

Também serão apresentados trabalhos técnico-científicos e experiências em agroecologia desenvolvidas e em desenvolvimento em no Estado.

O evento é uma realização da Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Pantanal, SFA/MS (Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e Apoms (Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul), Associação Brasileira de Agroecologia e Comissão Estadual de Produção Orgânica de Mato Grosso do Sul (Ceporg/MS).

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions