ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Ministério da Agricultura altera zoneamento agrícola da soja em MS

Nicholas Vasconcelos | 27/08/2012 19:19

Estado foi dividido em mais regiões por conta das diferenças climáticas

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) alterou o zoneamento agrícola de risco climático em Mato Grosso do Sul. De acordo com a Aprosoja/MS (Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), as mudanças divulgadas pelo Diário Oficial da União devem influenciar ainda nas solicitações de crédito e seguro agrícola.

O ciclo de maturação das plantas no Estado passa a utilizar a tabela americana, que é mundialmente aceita. A outra novidade é a classificação das áreas de plantio de soja no Brasil em macrorregiões de acordo com os aspectos de solo e clima de cada região.

Na antiga classificação, MS era visto como uma única região, mas existe uma diferenciação climática bastante diversa entre as regiões sul e norte do estado. Com a mudança, o Estado foi dividido em mais regiões por conta das diferenças climáticas, com uma janela de plantio mais adequado com a realidade de cada município.

O zoneamento agrícola é um instrumento de política agrícola e gestão de riscos para minimizar os impactos relacionados aos fenômenos climáticos, possibilita que cada município possa identificar a melhor época do ano para o plantio de determinada cultura. A ferramenta é utilizada, por exemplo, para concessão de crédito rural.

Nos siga no Google Notícias