ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Provas de julgamento do cavalo pantaneiro começam hoje na Expogrande

Bruno Chaves | 02/05/2014 09:00
Cavalos da raça serão julgados hoje e irão à leilão amanhã (Fabio Pellegrini)
Cavalos da raça serão julgados hoje e irão à leilão amanhã (Fabio Pellegrini)

A programação da ACCP/MS (Associação de Criadores do Cavalo Pantaneiro) na Expogrande 2014 sofreu alterações e começou nessa sexta-feira (2) devido à forte chuva que atingiu Campo Grande durante todo o dia de ontem (1º). O julgamento morfológico da raça, onde nos animais são avaliados por especialistas começou às 7h.

O evento é importante para os criadores de Mato Grosso do Sul e de outros estados que participam da feira agropecuária. Com o julgamento, eles podem valorar suas criações. Conforme a associação, a programação tem o objetivo de promover e difundir a raça típica do Pantanal, que vem se destacando no mercado por sua resistência e rusticidade.

O julgamento morfológico teve início às 7h e segue durante a tarde. Ainda hoje, por volta das 17h, acontece a prova de laço técnico, categoria individual, onde o vencedor terá como prêmio uma moto 100 cilindradas. Já às 19h, terá início o coquetel de apresentação dos animais que vão a leilão.

Seguindo a programação, no sábado (3), pela manhã, acontece a prova de laço “Vaca Gorda”, que tem categorias aberta e em duplas. Às 19h ocorre o 13º Leilão do Cavalo Pantaneiro no Tatersal de Elite da Acrissul. Na oportunidade, serão ofertados 35 animais dos melhores criadores da raça.

Ainda na programação, o fotógrafo pantaneiro Fernando Barros realiza a exposição “Cavalo Pantaneiro sob um novo olhar”, no auditório da Acrissul, até esta sexta-feira.

Cavalo Pantaneiro – Para o presidente da ACCP/MS, Vicente Jurgielewicz, a raça do Cavalo Pantaneiro está em expansão. “É ideal para a planície e para o planalto, preza pela sustentabilidade e faz parte da nossa história. Na lida com o gado, o Cavalo Pantaneiro suporta altas temperaturas, tem o casco mais resistente e é excelente nadador”, afirmou.

“No mercado do turismo, sua docilidade é ideal para o trato com turistas. Nas competições esportivas, como o enduro equestre e as provas de laço, vem se destacando pela agilidade e fôlego”, emendou o presidente.

Para conservar e aumentar a qualidade da raça, a associação, em parceria com a Embrapa Pantanal, desenvolve pesquisas em manejo, melhoramento genético e sanidade, com tecnologias transferidas aos produtores.

Nos siga no Google Notícias